Cidade brasileira está há sete anos sem registrar um crime violento
Serranos, uma cidade do interior de Minas Gerais, está há 7 anos sem nenhum crime violento e é considerada a mais segura do país. Outros 99 municípios mineiros não registraram ocorrências violentas em 2023, segundo levantamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
Entre janeiro e outubro de 2023, essas cidades não tiveram roubo (tentativa ou consumado) homicídio, estupro ou sequestro. Já em 2022, foram 22 cidades incluídas nessa lista. Que bom que o número cresceu!
Em Minas Gerais, a criminalidade reduziu 14,6% em relação ao ano passado. De janeiro a outubro deste ano, foram registradas aproximadamente 26 mil ocorrências, contra quase 31 mil em 2023.
Serranos tem uma população de aproximadamente 2 mil pessoas. Já são 92 meses de paz e segurança na cidade. O último caso foi uma tentativa de estupro em fevereiro de 2016. Só de caminhar pelas ruas da cidade, rapidamente, já dá para sentir a paz, a solidariedade, o respeito dos serranenses.
Entre as cidades do ranking da paz, somente duas delas contam com mais de 10 mil habitantes: Lagoa Dourada e Cristina.
Luana Oliveira, uma jovem veterinária de 28 anos, deixou sua cidade natal para estudar no Rio de Janeiro, mas depois de alguns anos, decidiu voltar para Serranos. E não é por acaso! Ela fala da segurança e tranquilidade do município, onde ela pode realizar seu sonho de ajudar animais e a população como um todo. “São vários os motivos para estar aqui: a minha família, essa tranquilidade, as pessoas se conhecem, se cumprimentam e conversam. Os problemas são resolvidos com uma boa conversa” disse a jovem.
Rogério Greco, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, disse que o índice é motivo de orgulho, mas que o estado quer ir além: “Queremos, e vamos melhorar ainda mais esse ranking”, disse.
Com informações da Sejusp MG.
Fotos: reprodução/Bernardo Carneiro/ Sejusp