Cinema: “Jogos Vorazes: Em chamas”é a estréia da semana nos cinemas
“Jogos Vorazes: Em chamas” deixa um pouco de lado as lutas sangrentas do reality show para focar nas rebeliões dos distritos – narradas nos livros da autora Suzanne Collins. O segundo filme da saga estreia neste final de semana no Brasil.
No lugar do diretor Gary Ross, Francis Lawrence assumiu os filmes da série e acertou ao mostrar as revoltas nos distritos. Desta vez, eles contam com uma população estimulada por uma “esperança” alimentada pela heroína Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), destaque dos jogos ao lado de Peeta Mellark (Josh Hutcherson). Lawrence, aliás, mais uma vez se consagra como protagonista da história, num dos personagens femininos mais marcantes desta safra em Hollywood.
A trama mostra Peeta e Katniss em sua “turnê da vitória”. O casal tem que fingir que está feliz e apaixonado como forma de propaganda do regime da Capital. No entanto, o romance não convence o presidente totalitário Snow (Donald Sutherland). Ao mesmo tempo, a rebelião se espalha na nação de Panem.
O primeiro “Jogos Vorazes”, que estreou em março de 2012, se desenvolve em uma sociedade futurista ambientada nas ruínas do que foram os EUA, onde um governo tirânico obriga jovens de seus 12 distritos a competir nos chamados “Jogos Vorazes”, como uma tática para controlar a população. Como forma de sustentar seu poder, Snow resolve enviar os vencedores das edições anteriores para o “75º Jogos Vorazes”.
Ele é marcado pelo 3º Massacre Quartenário. Katniss não sabe, mas se transforma em líder dessa revolução contra a Capital, por meio do símbolo do pássaro tordo. Ganha aliados dentro e fora do reality.
“Em chamas” também conta com novos personagens e elenco que certamente deve ganhar mais espaço nas continuações. Estão lá Beetee (Jeffrey Wright), Finnick (Sam Claflin) e Johanna (Jena Malone).
Haymitch (Woody Harrelson), Cinna (Lenny Kravitz) e Effie (Elizabeth Banks) – os figurinos estão ainda melhores – continuam essenciais para o desenvolvimento da história, mas o personagem-chave desta vez é Plutarch Heavensbee, vivido por Philip Seymour Hoffman, dono do gancho para o próximo capítulo.
Mesmo sem tanto sangue, as cenas de ação do longa tiram o fôlego e dão o clima de torcida para os personagens.
( G1)