CNH Social: Em alguns estados você já pode tirar carteira de motorista gratuitamente!
Tirar a habilitação no Brasil é caro e impede muita gente de realizar esse sonho. Em alguns locais a carteira chega a custar até R$ 2.500. Mas há uma solução: vários estados brasileiros oferecem o programa CNH Social, uma iniciativa que emite carteira de motorista gratuitamente.
O programa é uma ação conjunta do Governo Federal e a Associação Nacional de Detrans (AND). Apesar de não ser obrigatória, hoje a iniciativa é feita em 11 Estados como: Amazonas, Acre, Espírito Santo, Sergipe. Roraima, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, Distrito Federal, Ceará e Bahia.
Para participar é necessário seguir algumas regras como ter renda familiar de até dois salários mínimos e ficar atento aos prazos que os Detrans regionais divulgam.
CNH de graça
Buscando a 1° habilitação mas está com o orçamento apertado? Isso pode não ser mais um problema. O Benefício da CNH Social, que emite carteira gratuitamente, pode te ajudar a realizar esse sonho. Cada estado tem suas próprias regras e requisitos específicos, mas algumas delas são universais.
Regras Gerais
As principais, que são adotadas em 13 estados e fundamentais para que o benefício seja disponibilizado são as seguintes:
Renda familiar não pode ultrapassar 2 salários mínimos
Estar inscrito no Cadastro Único
Ter mais de 18 anos
Saber ler e escrever
Morar no mesmo estado em que está pleiteando o benefício
Cada estado tem suas diretrizes e prazos obrigatórios. Os interessados devem fazer parte do Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico), ter idade igual ou superior a 18 anos, saber ler e estar ativo há pelo menos quatro meses.
A primeira parte do edital já foi divulgada e o Detran liberou um canal de atendimento virtual, pelo WhatsApp (79) 99191-5774, para retirada de dúvidas.
Um novo edital deve ser aberto no mês de dezembro. Procure seus direitos e boa sorte!