Confira os novos números do Ibope para o governo do Piauí
Wellington Dias (PT) – 55%
Zé Filho (PMDB) – 29%
Maklandel (PSOL) – 3%
Mão Santa (PSC) – 3%
Lourdes Melo (PCO) – 2%
Daniel Solon (PSTU) – 1%
Neto Sambaiba (PPL) – 1%
Brancos e nulos: 2%
Não sabe: 3%
Com o percentual, Wellington venceria a disputa no primeiro turno. No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 7 de setembro e 9 de setembro, Wellington tinha 49%, seguido por Zé Filho (22%) e Mão Santa(7%).
Votos válidos
O Ibope também divulgou as intenções de votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos, e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Wellington Dias (PT) – 57%
Zé Filho (PMDB) – 31%
Maklandel (PSOL) – 4%
Lourdes Melo (PCO) – 3%
Mão Santa (PSC) – 3%
Daniel Solon (PSTU) – 1%
Neto Sambaiba (PPL) – 1%
(Observação: ao ser publicada, esta reportagem destacou os números da pesquisa para intenção de votos válidos. Posteriormente, o destaque foi alterado para intenção de votos totais, que é a divulgação mais comum)
A pesquisa foi encomendada pela TV Clube.
Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Wellington Dias e Zé Filho. Os resultados são os seguintes:
Wellington Dias (PT) – 58%
Zé Filho (PMDB) – 35%
Branco/nulo – 3%
Não sabe/não respondeu – 4%
Dados da pesquisa
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PI-00201/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00946/2014.
O Ibope fez 812 entrevistas em 43 municípios entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.