Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de queimaduras por caravelas-portuguesas no litoral piauiense
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) emitiu um alerta sobre caravelas-portuguesas em diversas praias do litoral do estado. As equipes estão realizando ações de prevenção aquática e orientando os banhistas sobre os riscos das queimaduras causadas por esses animais marinhos.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no último fim de semana, mais de 60 pessoas foram socorridas após contato com caravelas-portuguesas.
Apenas no domingo (22), o CBMEPI atendeu seis casos de queimaduras na Praia de Atalaia, em
Luís Correia, sendo a maioria das vítimas crianças.
“Estamos realizando esse trabalho na Praia de Atalaia, e a maioria dos atendimentos envolve crianças. Nossa recomendação, neste momento, é que os pais e banhistas evitem entrar no mar nos próximos dias, ou pelo menos nas áreas infestadas por esses animais, até que a situação esteja controlada”, afirmou a soldado Tamires Dourado, do Corpo de Bombeiros Militar.
A doutura em Sistema Costeiro e Oceânico, Geórgia Aragão, ressalta que esses animais estão em seu habitat natural e que os fortes ventos característicos deste período estariam levando as caravelas-portuguesas para a praia.
“Elas estão em seu ambiente natural, e isso é uma afloramento. É um fenômeno natural. Estamos em um período de muitos ventos, o que traz várias coisas para a areia, inclusive esses animais, que são extremamente leves e chegam a ser levados pelo vento”, destaca.