Corregedoria da PM lança cartilha para orientar sobre abordagem
A Corregedoria de Polícia Militar do Piauí está realizando uma campanha para informar a população sobre como se comportar durante uma abordagem policial. A cartilha será colocar em todas as viaturas e também entregues às pessoas que serão abordadas. O título do documento é “A polícia me parou. E agora?”.
“Os maiores problemas que temos na corregedoria hoje são as abordagens. Às vezes a pessoa se sente humilhada pela atitude do policial e às vezes o policial é desrespeitado. É preciso conscientizar a população quanto aos seus direitos e deveres”, declarou o coronel Márcio David, corregedor da PM.
Segundo ele, uma das principais reclamações é a recusa dos abordados em entregar um documento de identificação ou até mesmo dizer o nome. “Não se identificar não é crime, mas é contravenção”, explica.
Entre as orientações apresentadas na cartilha estão: manter a tranquilidade, deixar as mãos visíveis e passar informações corretas.
Entre os direitos estão: ser revistado por um policial do mesmo sexo, saber a identidade do policial, acompanhar a vistoria dos veículos com uma testemunha e a prisão só é possível em flagrante ou com ordem judicial.
cidadeverde