CR7 confirma favoritismo e leva Bola de Ouro; Pelé também foi homenageado

cristianoronaldo_pele_afpCristiano Ronaldo não conseguiu conter o choro durante a entrega do prêmio (Foto: AFP)

Após anos ‘batendo na trave’, finalmente Cristiano Ronaldo desbancou Lionel Messi na eleição de melhor jogador do mundo. O atacante do Real Madrid quebrou a hegemonia do argentino e conquistou pela segunda vez da Bola de Ouro da Fifa, em cerimônia realizada nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça.

“Não há palavras para descrever esse momento. Estou muito feliz. Obrigado a todos os meus companheiros do Real Madrid e da seleção. É um orgulho enorme, as pessoas que me conhecem sabem o sacrifício que foi. É um momento muito emocionante para mim e não consigo falar”, disse Cristiano Ronaldo, que chorou muito na entrega do prêmio e subiu ao palco acompanhado do filho.

O português foi eleito o melhor do mundo ao receber 1.365 pontos em votação promovida entre técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa, além de membros da imprensa especializada. Lionel Messi ficou em segundo lugar com 1.205 pontos, enquanto o francês Franck Ribéry foi o terceiro com 1.127.

Segundo colocado em três das quatro edições anteriores, Cristiano Ronaldo nunca escondeu sua frustração por ficar atrás do argentino nas premiações. O português até se envolveu em polêmica com o presidente da Fifa Joseph Blatter, que debochou de sua preocupação com o visual e rasgou elogios a Messi. O jogador do Real ameaçou boicotar a Bola de Ouro, o que levou o dirigente a pedir desculpas publicamente.

Messi, porém, não chegou à premiação deste ano com o mesmo status de ‘imbatível’ das edições anteriores. O atacante do Barcelona tem sofrido com lesões e foi desfalque na reta final da Liga dos Campeões, mas ainda assim fez 45 gols em 47 jogos em 2013 e foi artilheiro do Campeonato Espanhol.

Além dos problemas físicos de seu principal rival, Cristiano Ronaldo foi favorecido pela prorrogação do prazo de votação dado pela Fifa. A data final era 15 de novembro, mas foi estendida pela entidade até dia 29 do mesmo mês – o que foi criticado por Ribéry, que se sentiu prejudicado e classificou a atitude como ‘uma vergonha’.

Isto porque, durante o período de prorrogação, Cristiano Ronaldo brilhou pela repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo. Marcou três gols em duelo decisivo contra a Suécia e classificou Portugal para o Mundial do Brasil-2014, o que teria lhe garantido mais votos na eleição da Bola de Ouro.

Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador desde Ronaldinho Gaúcho em 2004 a ser eleito o melhor do mundo em um ano em que não conquistou nenhum título. O português, porém, foi o artilheiro da Liga dos Campeões 2012-13 (12 gols), na qual levou seu time às semifinais, e o segundo goleador do Campeonato Espanhol. Em 2013, foram 69 gols em 59 partidas.

Já Ribéry não conseguiu transformar a temporada perfeita do Bayern de Munique em um prêmio individual. Sem os números e o carisma de seus concorrentes, o atacante francês tinha como trunfo o ano dourado de seu clube, campeão do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha, da Liga dos Campeões e do Mundial de clubes.

Pelé chora ao receber prêmio e diz: “Completei a minha coleção”

pele_afp

Pelé também chorou ao ser homenageado com a sua primeira Bola de Ouro (Foto: AFP)

“Há poucos nomes que se destacam na história, mas quando se fala em futebol há apenas um nome que fica acima de todos”. Assim, o presidente Joseph Blatter anunciou o primeiro prêmio da Bola de Ouro da Fifa de Pelé. Maior jogador da história do futebol, ele jamais recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa porque o troféu foi criado apenas na década de 90. Nesta segunda-feira, porém, a entidade realizou uma premiação especial para o rei do futebol.

Pelé foi aplaudido de pé quando subiu ao palco muito emocionado para receber o prêmio honorário. Chorando e sem palavras, o rei do futebol assistiu a um vídeo com os melhores momentos e gols de sua carreira, uma bela homenagem para o único jogador a vencer a Copa do Mundo três vezes. Após a exibição das imagens, Pelé pôde agradecer o prêmio e lembrou de todos os que passaram pela carreira, agradeceu massagistas, fisioterapeutas, além de amigos e familiares.

“Muito obrigado pela acolhida maravilhosa. Eu prometi a minha família que não ia chorar, mas eu sou muito emotivo. Em primeiro lugar queria agradecer a Deus por me dar saúde, aos meus amigos. Tudo o que consegui foi por causa dos meus amigos, das pessoas que me davam chuteiras, dos fisioterapeutas, dos massagistas, compartilho com eles este troféu. Nos 25 anos que joguei no Santos e mais alguns anos no Cosmos eu recebi muitos prêmios, mas ficava com ciúmes porque todos aqueles caras recebiam (o prêmio de melhor jogador) e eu não porque não jogava na Europa e não tinha prêmio na América do Sul. Mas agora posso dizer que completei minha coleção de troféus”, agradeceu o ex-jogador.

Na época de Pelé, o troféu Bola de Ouro premiava apenas os melhores jogadores do futebol europeu e o brasileiro atuou por quase toda sua carreira no futebol nacional e parte dela nos EUA, e, por isso, nunca havia participado da premiação. A Bola de Ouro só passou a ser um prêmio em escala mundial na década de 90.

O ídolo brasileiro já tinha subido ao palco antes de receber a homenagem, para falar sobre a Copa do Mundo no Brasil. Ao lado de Amarildo e Cafú, o rei do futebol usou tom saudosista para falar sobre o Mundial e elegeu a Copa de 70, sua última Copa do Mundo, como a melhor da carreira.

“É difícil dizer qual é a melhor Copa. Na primeira Copa eu tinha 17 anos. Então era um sonho para mim, eu estava lá participando da Copa. Eu acho que a mais importante foi a de 70, a quarta e última com o Brasil. E eu pensei que eu não posso pendurar a chuteira perdendo ela, e Deus foi muito bom comigo”, agradeceu Pelé.

Pelé marcou 1281 gols na carreira, conquistou três Copas do Mundo, seis Campeonatos Brasileiros e 20 prêmios individuais, entre eles os de Atleta do Século promovido pelo COI em 1999 e de melhor jogador do século, promovido pela Fifa em 2000.   UOL/ESPORTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *