Deputados estaduais vão recorrer ao MP devido superlotação do HUT
Os deputados estaduais do Piauí visitaram o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta segunda-feira (16). Os parlamentares percorrem os corredores e enfermarias e encontraram os 289 leitos ocupados, além de 120 pacientes em macas e 40 internados em cadeira de rodas nos corredores do hospital. Com a comprovação do caos no local, os parlamentares vão recorrer ao Ministério Público Estadual.
Também serão feitas visitas ao Hospital Universitário e Hospital Getúlio Vargas e em seguida será realizada uma audiência pública. Segundo o deputado João de Deus (PT), a ideia é bucar medidas para amenizar a situação da saúde pública no estado.
“O HUT virou uma caos. O quadro é um cenário de guerra, em função da quantidade de pacientes que ficam internados no local, inclusive nos corredores. Contudo, constatamos que existe solução”, declarou.
O deputado Gessivaldo Isaias (PRB) explicou que a fonte do problema será investigada para chegar à melhor solução possível. “As informações que nos passam é de que existe uma Central de Atendimento que não está funcionando e nós vamos atrás de onde está o problema para que o estado do Piauí saia do caos que se encontra no HUT”, afirmou.
Sobre a situação, o diretor do HUT Gilberto Albuquerque informou que a superlotação do HUT ocorre paralelo à existência de quase 400 vagas ociosas no Hospital Universitário e no Hospital Getúlio Vargas.
“Grande parte dos pacientes que estão no HUT não precisaria estar na situação que se encontra. Eles poderiam estar ocupando uma das vagas ociosas em outros hospitais, que os acomodariam de forma satisfatória como deve ser”, disse.
A assessoria de imprensa do Hospital Getúlio Vargas declarou que não existem vagas ociosas no hospital. De acordo com a assessoria, todas as vagas estão ocupadas e que somente neste final de semana, foram transferidos 40 pacientes do HUT para realizar procedimentos cirúrgicos no local.
cidadeverde.com