Dia de Santo Antônio tem simpatias para casamento, curiosidades e muita história; saiba como celebrar o 13 de junho

Quem passou o Dia dos Namorados só e deseja encontrar uma companhia pode aproveitar o dia seguinte à data para pedir uma ajudinha amorosa. Neste 13 de junho é celebrado o Dia de Santo Antônio, que tem fama de casamenteiro e motiva simpatias famosas, como as ensinadas abaixo. Um dos mais populares do catolicismo, possui diferentes competências associadas a seu nome, além de ser padroeiro de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, municípios da Baixada Fluminense e ser um dos santos juninos.

Frei Antônio ou Santo Antônio, dedicou toda sua vida a ajudar no bem-estar de outras pessoas. Assim, ficou conhecido por ajudar a encontrar objetos perdidos, por ser protetor dos pobres e dos casamentos, além de um grande milagreiro, fama que se mantém até hoje.

Santo Antônio passou a ser celebrado no dia 13 de junho depois de sua morte na Itália nessa data. A devoção a ele acabou se popularizando entre os europeus e, consequentemente, no Brasil, é o que afirma o professor de história Luiz Antônio Simas.

— Santo Antônio é um dos mais populares do catolicismo e um dos mais milagrosos também, porque realizou muitos dos seus feitos ainda em vida. Ele nasceu em Lisboa e depois foi para Itália, o que o tornou muito popular por essas terras. Como fomos colonizados por portugueses e depois recebemos uma forte imigração italiana, acabou que ele também ficou popular em terras brasileiras — explicou o professor.

Santo casamenteiro

Ainda que tenha diferentes competências atribuídas a seu nome, a fama de casamenteiro é a mais conhecida na tradição popular. Para explicar essa relação, existem diversas histórias, no entanto, uma delas é a mais comum. Trata-se de um caso de uma menina de família pobre que não tinha os dotes necessários para realizar o seu casamento, mas depois de uma visita do Santo Antônio, ela finalmente conseguiu.

— Santo Antônio é perigosíssimo, porque ele casa todo mundo, mas não leva muito em consideração a qualidade desse casamento. Vale dizer também que ele não é o único casamenteiro, na verdade, Santo Antônio é o casamenteiro das virgens, enquanto São José é o de quem deseja uma família sólida, São Pedro é o das viúvas e São Gonçalo dos Amarantes o das mulheres vividas — disse Simas.

Simpatias para Santo Antônio

Para se pedir um auxílio no amor ou em outro setor da vida, existem algumas simpatias que podem ser feitas para Santo Antônio. O professor Luiz Antônio Simas ensina as quatro mais populares realizadas no Brasil.

— A primeira é a do pãozinho, e todo mundo já conhece. Mas também temos a do bolo de Santo Antônio, que é quando você faz um bolo escondendo medalhas dentro dele, e a primeira pessoa que encontrar uma, saberá que o seu casamento se aproxima. Também temos a Prova do Santo, aquela em que você vira a imagem dele de cabeça para baixo e diz que só colocará na posição correta após arrumar um casamento. E tem a simpatia de Tirar o Menino Jesus, que se trata de retirar o menino Jesus da imagem de Santo Antônio e dizer que só irá devolvê-lo após conseguir o seu casamento ou o seu desejo — conta.

E ainda há quem compartilhe uma quinta simpatia, que se chama Santo Antônio no Poço. Nela, é precisa pegar a imagem do santo e “afogá-la” no poço ou no balde d’água, para conseguir o seu casamento ou desejo.

Sincretismo religioso

Numa sociedade formada por origens e culturas diversas, é natural ver o sincretismo religioso no dia a dia. E com Santo Antônio não é diferente. Nas religiões de matrizes africanas, é comum vê-lo associado aos orixás Ogum ou Exu, dependendo do lugar.

— O sincretismo nos lembra de que ele não é apenas casamenteiro. No caso da relação com Ogum, por exemplo, podem ver Santo Antônio e sua rogação de batalhas, sobretudo na cultura portuguesa. Tanto que, há uma curiosidade que se passa aqui no Rio de Janeiro, Santo Antônio foi secretário de segurança da cidade num período em que piratas franceses realizavam uma invasão. Na época, D. João VI ainda deu um cargo a Santo Antônio como sargento das forças armadas, e a ordem de Santo Antônio passou a receber soldo militar. Então, como Ogum é o orixá ligado às batalhadas e demandas, vem daí o sincretismo — explica o historiador.

— Santo Antônio também fez fama por ter grande capacidade de se comunicar com quem quer que seja. Ele se entendia até mesmo com quem não falava sua língua e por isso, dentro da cultura cristã, é entendido que sua língua é incorruptível. Ou seja, o corpo se decompõe e a língua não. E como Exu é o grande comunicador na cultura Iorubá, está aí a lógica do sincretismo — completa Simas.

É feriado no Dia de Santo Antônio?

Muitas pessoas se perguntam se o dia 13 de junho é feriado ou não. A resposta é sim e não. Isto porque no território fluminense, nas cidades de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, onde o Santo Antônio é o padroeiro, é decretado feriado municipal.

— Há um detalhe sobre ele que não podemos esquecer. Ele é um dos santos juninos e acabou herdando a fogueira também, mas é importante entender que a base da fogueira dele é quadricular, conhecida como “chiqueirinho de Santo Antônio”, enquanto a fogueira de São João é ovalar e a de São Pedro, triangular. Então, quem desejar acender uma fogueira para Santo Antônio, precisa montá-la certinha, se não ele fica chateado e não realiza a ajuda solicitada — compartilhou Simas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *