Equipes da Defesa Civil chegam a Picos para mapear moradores afetados e avaliar riscos após chuva de mais de 100 mm

Equipes da Defesa Civil do Piauí estão em Picos para mapear moradores afetados e avaliar os riscos provocados pelo temporal de mais de três horas que afetou ruas, avenidas, casas e até o Hospital Regional Justino Luz. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a chuva oscilou entre 120 mm e 160 mm em um curto período, quase o dobro previsto para todo o mês de dezembro.

Com ruas danificadas e casas alagadas, a Defesa Civil deslocou uma equipe até Picos no domingo (29) para acompanhar e avaliar os riscos provocados pela intensa chuva. Segundo o diretor de Prevenção da pasta, Werton Costa, uma equipe de serviço social, acompanhada pela Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc), foi à cidade nesta segunda-feira (30) com o objetivo de mapear moradores afetados e suas necessidades.

“A Defesa Civil recebeu a informação logo cedo e acionou o Gabinete de Crise. Hoje, sai a equipe de serviço social da Defesa Civil, acompanhada da Sasc. Essas pessoas irão fazer um levantamento de danos, mapear as pessoas afetadas e possíveis necessidades dessas pessoas, de abrigo, alimentos e agasalhos”, explicou o diretor.

Ainda conforme Werton, o primeiro atendimento das pessoas afetadas foi realizado pela Defesa Civil local e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI). O diretor citou também o auxílio dos moradores da região, que colaboraram no resgate de pessoas e móveis.

A Defesa Civil do Piauí destacou que além de Picos, os municípios de Bom Jesus, Corrente, Floriano e Regeneração estão em estado de alerta.

Evento fora da curva

Werton Costa declarou que as equipes haviam recebido da Defesa Civil de Pernambuco a informação de que um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) estava provocando chuvas intensas na região e que deveria passar pelo Piauí com uma potência enfraquecida nos dias 28, 29 e possivelmente 30 de dezembro.

“Foi um evento climático de alto risco que não estava previsto pela meteorologia para ocorrer com esse formato. Não tínhamos sequer alerta federal para a área. Nós tínhamos informações da Defesa Civil de Pernambuco de temporais localizados, mas o que aconteceu lá foi um ponto fora da curva”, disse.

“A chuva oscilou entre 120 mm e 160 mm em um intervalo inferior a três horas, muito intensa. Qualquer cidade, por mais preparada que estivesse, teria um grau de transtorno”, completou o diretor.

Ruas, avenidas e hospital alagados

Segundo o Corpo de Bombeiros de Picos, foram cerca de 160 mm de chuva registrados. Ninguém ficou ferido mas, segundo o órgão, houve muitos danos patrimoniais. Ocorrências simultâneas começaram a acionar o CB a partir das 5h30.

Imagens registradas mostram que a água invadiu casas e estabelecimentos. Marcas nas paredes apontam que a água chegou a cerca de 1,5 metro no interior de algumas residências.

Os pontos de deslizamentos onde a guarnição foi acionada são os bairros São Vicente e Paroquial. Já os locais de alagamentos que precisou de socorro do órgão foi os bairros DNER e Junco, com resgate de pessoas ilhadas.

O Hospital Regional Justino Luz, centro de referencia hospitalar na região, teve salas e setores inteiros alagadas. Por meio de nota, a unidade informou que nenhum paciente precisou ser transferido, mas caso haja demanda além da capacidade, o hospital conta com o suporte do Novo Hospital Regional de Picos. Confira a nota na íntegra abaixo:

Na madrugada deste domingo, 29, Picos registou uma chuva de 120 milímetros, deixando vários pontos da cidade alagados. No Hospital Regional Justino Luz alguns setores foram atingidos pela água e, desde então, as equipes de manutenção trabalham para reestabelecer a normalidade na unidade de saúde.

O Justino Luz esclarece ainda que, mesmo com a situação, nenhum paciente precisou ser transferido para outro hospital. Casa haja demanda além da capacidade, a unidade de saúde conta com o suporte do Novo Hospital Regional de Picos, assegurando que todos os pacientes recebem os cuidados necessários.
Temporal na cidade de Picos invade casas e provoca transtornos — Foto: TV Clube

Temporal na cidade de Picos invade casas e provoca transtornos — Foto: TV Clube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *