Estudante da rede estadual e egresso são convocados para a Seleção Brasileira sub-19 de handebol

O período de treinamentos ocorre entre os dias 24 de maio e 1º de junho, em Teresina, na sede do GHC.

Em mais uma demonstração do impacto positivo do esporte educacional na vida de alunos e egressos das escolas da rede pública estadual de ensino, o estudante da 3ª Série do Ensino Médio, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Joca Vieira, Alef Ezequiel Gomes, foi convocado para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira sub-19 de Handebol.

“O Joca Vieira é uma referência não apenas no handebol, mas também na educação. É muito bom fazer parte dessa escola e desse time. É uma equipe bem estruturada e qualificada e que foi fundamental para eu chegar onde estou agora. A escola tem essa influência tanto na nossa vida como atleta, quanto como pessoa e aluno”, afirmou Alef.

Além de Alef, Luís Filipi Pereira, ex-aluno do Ceti Joca Vieira, está entre os atletas selecionados. Ele concluiu o ensino médio no ano passado e também se formou como atleta dentro do projeto da escola da rede estadual. “Sou muito grato à escola por toda a formação que recebi e foi através dela que conheci o esporte. Fico feliz em ver tudo que isso resultou. Agradeço a escola e ao professor Giuliano Ramos”, relatou.

 

Ambos integram a equipe juvenil da Associação Beneficente Giuliano Handebol Club (GHC), instituição que recebe apoio e investimentos do Governo do Estado e que é comandada pelo técnico da Seleção Brasileira da categoria, Giuliano Ramos.

“Estamos muito gratos pela convocação dos garotos. Fazemos um trabalho no Joca Vieira, em parceria com GHC, no qual esses meninos da rede pública estadual recebem suporte físico e de treinamento. Visamos à educação desses alunos para que eles possam ir bem no Enem e, depois, realizamos essa parte de treinamento, que auxilia na saúde física e mental deles”, contou o treinador.

O período de treinamentos ocorre entre os dias 24 de maio e 1º de junho, em Teresina, na sede do GHC. Atletas de todo o país irão se reunir na capital piauiense durante o período. Os treinamentos compõem um ciclo em preparação para o mundial da categoria, que será disputado em agosto deste ano, no Egito.

Seduc Esportiva

É um programa da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), que visa aprimorar a prática esportiva em todas as escolas da rede pública estadual. O objetivo é levar o esporte educacional para as escolas, com ações que promovam a inclusão, o desenvolvimento de valores e a preparação dos alunos para as competições esportivas, como os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs).

“Ficamos muito felizes com a notícia da convocação dos nossos alunos. O objetivo da Secretaria de Estado da Educação é que todas as nossas 640 escolas tenham uma modalidade esportiva para o desenvolvimento físico e psicológico dos nossos estudantes. O esporte é uma importante ferramenta de inclusão e formação de cidadãos”, comemorou o secretário Washington Bandeira.

Apenas em 2024, a Seduc investiu R$ 37 milhões na construção de 17 quadras poliesportivas e na reforma de outras 136. A meta para 2025 é levar o programa a 360 unidades, com o objetivo de alcançar todas as 640 escolas da rede estadual até 2026.

Atualmente, 250 escolas estaduais oferecem modalidades como futsal, voleibol, atletismo, badminton, capoeira, boxe, judô, xadrez e beach tennis, mais que o dobro do ano passado. Cada escola participante recebe R$ 5 mil para adquirir materiais esportivos. Os alunos escolhem as modalidades por meio de consulta organizada pela gestão escolar, promovendo participação democrática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *