Estudante piauiense garante prata no karatê durante os Jogos Escolares em Recife

Os estudantes atletas da rede pública estadual de ensino do Piauí brilharam mais uma vez nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-14 2024, que estão sendo realizados em Recife (PE). Amanda Raquel Pereira, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães, conquistou a medalha de prata, na série bronze de karatê, nesta quinta-feira (26).

Levando o Piauí ao topo do pódio no karatê, a estudante atleta Amanda Raquel disputou na categoria kumitê sub-14 (-42kg). A jovem integra o Time Piauí ao lado de seis estudantes da rede municipal e privada, que já obtiveram uma medalha de ouro, na série ouro, e um bronze, na série prata.

Na sua jornada nos JEBs, ela adotou uma postura agressiva para vencer a adversária do Mato Grosso do Sul em sua primeira luta. Na segunda luta, a estudante teve um revés ao perder para uma atleta maranhense. Amanda seguiu em busca da vitória ao derrotar as atletas do Mato Grosso, Goiás e Ceará. Na última luta, a atleta de São Paulo venceu a piauiense. A estudante volta para casa com mais uma medalha no JEBs, agora de prata. Ela já tinha conquistado a medalha de bronze, na série bronze, na edição anterior.

“No meu segundo ano de JEBs, consegui a minha segunda medalha. Esta foi uma prata na série bronze e estou muito feliz pela minha conquista. Todos na minha escola apoiaram e viver essa oportunidade de competir é uma experiência incrível”, disse emocionada.

Com uma história recente de conquistas na modalidade, a jovem já ocupou a posição de segunda reserva da seleção brasileira, vaga obtida em julho.

“É mais um resultado mostrando como os investimentos em esportes fazem a diferença na vida dos estudantes. Além das medalhas, esses jovens voltam com muitas vivências que os Jogos Escolares Brasileiros proporcionam”, disse o secretário da Educação, Washington Bandeira.

O Time Piauí, formado por estudantes das escolas municipais, estaduais e privadas, conquistou 29 medalhas nas séries ouro, prata e bronze, além de troféus por equipes.

A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), assegurou o transporte aéreo para 132 estudantes atletas da rede estadual, além de custear as passagens dos alunos das redes municipais e privada, dos dirigentes e técnicos. Os demais custeios são da organização do evento, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-14 serão realizados até o dia 3 de outubro, reunindo jovens atletas de todo o país, com idades entre 12 e 14 anos, para competir em 18 modalidades olímpicas, tanto no masculino quanto no feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *