Família da zona rural de Piripiri entrega macaco-prego voluntariamente aos cuidados do Ibama
Um macaco-prego que foi capturado por uma família moradora da localidade Buritizinho nas proximidades do Parque Carolina Freitas Lira em Piripiri, foi entregue de forma voluntária aos cuidados do Ibama na manhã deste sábado (15).
De acordo com o Bombeiro Civil David Brito, o animal silvestre apareceu na residência da família em um sítio da região e foi preso em uma gaiola grande, para evitar transtornos no local. A moradora então decidiu acionar o Ibama de Piripiri para evitar alguma responsabilidade criminal ou multa.
Com ajuda do Bombeiro Civil David Brito e a presença do Instrutor de Brigadas Francisco Valeriano de Oliveira Neto, na manhã deste sábado, o animal foi sedado e recolhido em segurança.
De acordo com o Instrutor de Brigadas Francisco Valeriano, o animal será levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Teresina, e durante um período de quarentena, passará por exames, recebendo cuidados veterinários e posteriormente será devolvido à natureza na região sul do estado em áreas protegidas pelo Ibama.
O procedimento correto em situações como essa, é acionar um Bombeiro Civil e o Ibama local.