Gov.pi Cidadão lança serviço de consulta prévia para eventos
A plataforma Gov.pi Cidadão acaba de lançar um novo serviço: a Consulta Prévia para Eventos. Agora, os promotores de eventos culturais, esportivos, sociais, com objetivos econômicos ou corporativos, podem solicitar este documento de forma online e simplificada, garantindo mais agilidade e facilidade no processo de autorização de eventos no estado.
O serviço foi viabilizado por meio da colaboração da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) e atende ao Decreto Nº 23.181 de 26 de julho de 2024, que regulamenta a autorização de eventos em áreas públicas e particulares no Piauí.
A solicitação de consulta prévia é obrigatória para a realização de quaisquer eventos, sejam eles em áreas públicas ou em espaços privados que não contemplem a atividade desejada. Dessa forma, o documento é uma etapa fundamental para garantir a legalidade e segurança dos eventos promovidos no estado.
Segundo o presidente da Etipi, Ellen Gera, a modernização deste serviço traz consigo maior agilidade no cumprimento das normas de segurança do estado. “Com esse serviço disponível na plataforma, estamos facilitando a vida dos promotores e agilizando a autorização de eventos, garantindo que tudo ocorra de forma segura e dentro das normas estabelecidas. Esse é mais um passo na transformação digital do Piauí, unindo tecnologia e serviços de qualidade para a população”, afirmou.
Com a nova funcionalidade, o Gov.pi Cidadão segue ampliando sua gama de serviços e aproximando a tecnologia do cidadão, oferecendo soluções práticas e eficientes.
Como acessar o serviço
1 – Baixe o aplicativo do Gov.pi Cidadão ou acesse o site pidigital.pi.gov.br e faça o login através do Gov.br
2 – Busque pelo serviço ‘Consulta Prévia’ na aba pesquisar
3 – Realize o protocolo da solicitação
Clique em “Acessar Serviço Digital” e preencha com atenção o formulário que irá aparecer ao clicar em “Abrir nova consulta prévia”.
4 – Dados, endereço e telefone do requerente: nesta aba irão aparecer o nome e CPF conforme consta na base do Gov.pi. Ao alterar o campo é pessoa Jurídica para sim, esses campos irão ser limpos para que sejam preenchidos os campos de pessoa jurídica.
5 – Dados, particularidades e circunscrição do evento: nesta aba serão exibidos os campos referentes ao evento que se deseja realizar.
4 – Anexar documentos: confira os dados e clique em finalizar. Ao clicar em finalizar e se todos os dados estiverem preenchidos corretamente, você visualizará um número de protocolo para acompanhar sua solicitação.
5 – Acompanhe a solicitação pela sua conta do Gov.pi na opção “Acompanhamento de Solicitações”.