Governador empossa secretários e diz que devem aceitar os protestos

img_0382Cerca de 20 aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí voltaram a protestar em frente ao Palácio de Karnak, em Teresina, na manhã desta sexta-feira (6). Desta vez, o ato aconteceu durante a solenidade de posse de sete novos secretários de estado. Em resposta a manifestação, o governador Wellington Dias disse aos novos gestores que eles devem se acostumar e aceitar os protestos e que, no momento, não poderá atender aos pedidos dos aprovados.

Tomaram posse nesta sexta-feira os secretários: Janainna Marques (Secretaria da Infraestrutura), Fábio Xavier (Secretaria das Cidades), Francisco Limma (Secretaria do Desenvolvimento Rural), Gessivaldo Isaias (Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo), Hélio Isaías (Secretaria da Defesa Civil), Luís Coelho (Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis) e Nerinho (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico).

“Ainda teremos várias manifestações, diante da atual fase em que o estado se encontra. Vamos atender as reivindicações na forma da lei, pois não podemos ultrapassar os limites de gastos e infelizmente, não podemos dar neste momento o que os manifestantes esperam”, afirmou o governador.

Durante o ato eles exigiram a nomeação dos 228 concursados que esperam assumir o cargo há um ano. O governador pediu ainda aos novos secretários empenho durante a execução dos trabalhos. “Vamos trabalhar com o crescimento da economia e receita do estado, mas sempre em alerta para não ultrapassar o limite de gastos”, recomendou.

O governador lembrou da necessidade de mais bombeiros, policiais, professores e concursados de outras áreas. “Apenas quero chamar estes profissionais com responsabilidade. De um lado mantendo o pagamento do que já estão na folha e de outro honrar com os novos contratados. Saimos da inadimplência, mas ainda há desequilíbrio. Em abril vamos fazer um balanço para avaliar a situação da folha de pagamento e a receita. Garanto que todos os aprovados serão chamados”, declarou.

Representando todos os empossados, a atual secretária de infraestrutura, Janainna Marques, cobrou dos deputados federais presentes a criação de emendas em favorecimento do estado. Ela agradeceu à confissão do governador, afirmou que será um grande desafio gerenciar a pasta por conta da atual situação financeira do Piauí e destacou as prioridades da sua pasta.

“Minha prioridade vai ser a conclusão de mais de 100 obras que se encontram paradas, pois não adianta novos projetos sem dar continuidade aos que aos que iniciaram, entre elas, vamos concluir a adutora da região Sudeste que beneficiará diversos regiões próximo ao município de Jaicós que vivem na seca. Também vamos concluir o mercado central de Oeiras e Centro de Convenções em Teresina”, garantiu a nova secretária.                   G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *