Grêmio, Inter e Juventude pedem à CBF adiamento dos jogos nos próximos 20 dias
Os três principais clubes do Rio Grande do Sul (Grêmio, Internacional e Juventude) enviaram, por meio da Federação Gaúcha de Futebol, uma nota à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando o adiamento das próximas partidas em todas as competições nacionais, por pelo menos por 20 dias, devido aos alagamentos causados pelas fortes chuvas no estado.
Trata-se da maior tragédia climática da história do Estado.
A federação gaúcha ainda não recebeu a resposta da entidade máxima do futebol, mas espera um retorno o mais rápido possível
Inter e Juventude têm dois duelos marcados para este mês, um nesta sexta-feira, dia 10, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil (este já teve que ser adiado) e outro válido pelo Campeonato Brasileiro. O clube também teve adiado um jogo da Copa Sul-Americana, contra o Real Tomayapo, da Bolívia.
Hoje, os dois principais estádios gaúchos amanheceram com os gramados inteiramente tomados pela água.
Os clubes estão com as atividades suspensas desde o fim da semana passada. Internacional e Juventude ainda conseguiram treinar no último sábado, enquanto o Grêmio não realiza atividades desde sexta-feira.
Segundo os números da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortos subiu para 83 pessoas e o de desaparecidos, para 111. O nível do rio Guaíba subiu para 5,26 metros em Porto Alegre, 2,30 metros acima do limite da cota de inundação.
Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), pedindo o adiamento de jogos entre os clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.