Gruta construída por frade sobrevivente da Segunda Guerra atrai romeiros em Lagoa do Piauí
Local de oração foi erguido no fim da década de 1940 a pedido de moradora da cidade. Gruta perde apenas para Santa Cruz dos Milagres como destino de romaria mais visitado do estado.O Piauí de Riquezas deste sábado (15) visitou a Gruta da Betânia, em Lagoa do Piauí, a 40 km de Teresina. O local de oração foi construído em 1948 por um frade sobrevivente da Segunda Guerra Mundial na fazenda de uma moradora da cidade a pedido dela.
“Por coincidência chegou um novo pároco, o frei Vitorino, e ela disse que ele poderia fazer um local de oração na fazenda dela. Ele disse que fez uma promessa que, se saísse vivo da Segunda Guerra, faria um local de oração em algum lugar”, contou uma sobrinha de Maria Carmeli, Flávia Noronha.
Assim, o frade cumpriu a promessa e ergueu uma gruta em honra a Nossa Senhora de Lourdes, semelhante à existente na França. Quando a BR-316, que liga a cidade à gruta, foi construída, o fluxo de pessoas aumentou e os relatos de milagres começaram a se amontoar. Hoje, o local perde apenas para Santa Cruz dos Milagres como segundo destino de romaria mais visitado do Piauí.
“Nós temos um milagre na minha família. Tenho uma sobrinha que nasceu com mielomeningocele [defeito congênito que afeta a formação da coluna vertebral e da coluna espinhal] e o diagnóstico dos médicos era de que ela não ia andar, falar ou enxergar. Hoje ela é completamente ativa e anda, fala e enxerga”, testemunhou Flávia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/H/doZj34Qcupaev7sMsykg/gruta-betania-4.jpg)
Gruta construída por frade sobrevivente da Segunda Guerra atrai romeiros no Piauí — Foto: Peterson Patryck/TV Clube