III Conferência Estadual de Economia Solidária acontece no Piauí
Aconteceu em Teresina nos dias 2 e 3 de Julho, a III Conferência Estadual de Economia Solidária, com o tema “Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir de forma associativa e sustentável”, com o objetivo de realizar um balanço dos avanços, limites e desafios da Economia Solidária no Estado do Piauí.
A Superintendente do Trabalho e Emprego no Estado do Piauí ( SRTE – PI) Dra. Paula Mazullo, destacou a alegria em fazer parte da economia solidária no Brasil, no mundo e no Piauí, “A utopia transforma sonhos, a economia solidária tem a cara do Piauí, o próprio mapeamento da economia solidária nos mostra a criatividade e diversidade dos grupos existentes e para nós, da SRTE – PI. Fazer acontecer a economia solidária é um imenso prazer, estamos deixando apenas que ela ocupe um espaço que já é seu”, concluiu Paula Mazullo.
A Conferência Estadual, seguiu com a palestra magna de Ary Moraes, Coordenador-Geral de Fomento à Economia Solidária (CGFES), que fez a apresentação do Texto de Referência da III Conaes, seguida da fala de Samara Sampaio, representante da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
Ainda no dia 1º, ocorreram as Plenárias Temáticas, com a participação dos 120 (cento e vinte) delegados, os mesmos que participaram das 05 (cinco) Conferências Territoriais realizadas nos Municípios de Picos, Floriano, Água Branca, Piripiri e Valença, no intuito de sistematizar as propostas elaboradas nas plenárias temáticas e aprovação dos representantes que comporão o Plano Estadual de Economia Solidária no Piauí.
O Município de Piriripi esteve presente na I e II Conferências de Economia Solidária, em 2006 e 2010 e vai mais uma vez participar da III Conaes, uma vez que também sediou uma das Conferências Territoriais, no mês de Junho. Foram eleitos três delegados do poder público que irão representar Piripiri na III Conferência Nacional de Economia Solidária em Novembro em Brasília: William Sousa, Annezilda Portela e Charlane Almeida, alem de mais 04 quatro representantes da sociedade civil. “As conferências de economia solidária são importantes porque mais uma vez, os empreendimentos são os protagonistas do controle social efetivamente, uma oportunidade de discutir e propôr ações para o fortalecimento da ecosol em todo o Estado”, pontuou William Sousa, Diretor de Gestão do Sistema Único da Assistência Social – SUAS da Prefeitura Municipal de Piripiri,
A Conferência Estadual do Piauí contou ainda com uma noite cultural, leitura poética: O prazer da Língua com o poeta Rubervam Du Nascimento, que é membro da COE – Comissão Organizadora Estadual, auditor fiscal da SRTE – PI e membro da Coordenação Estadual do Feespi.