INSS: 10 mil pessoas no PI estão ameaçados de perder benefício no Estado
Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tinha até esta terça-feira (30) para procurar a agência bancária onde recebe o benefício e renovar a senha.
Até o dia 15 de dezembro, dos 585 beneficiários piauienses, 13 mil ainda não tinham feito o recadastramento. O prazo oficial só terminaria nesta quarta-feira (31), mas como as agências bancárias não abrem ao público, se esgotou hoje.
“A partir da próxima semana já vai estar suspenso o pagamento. A renovação da senha é anual desde 2010. Semana que vem já começa a renovação de 2015”, explica Carlos Augusto Vieira, gerente executivo do INSS no Piauí.
Segundo ele, a renovação anual é uma medida adotada pelo INSS para evitar fraudes. “Pessoas faleciam e outras continuavam recebendo o beneficio. O INSS já está procurando outras medidas para diminuir ainda mais este tipo de fraude”, afirma o gerente.
Para fazer o recadastramento, o beneficiário precisa levar um documento de identificação com foto e de fé pública, como carteira de identidade, carteira de trabalho, CNH, entre outros.
Mudanças
Na segunda-feira (29), o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, anunciou mudanças em programas ligados à Previdência Social com o objetivo de corrigir distorções e reduzir gastis do governo. Entre as mudanças, carência de 2 anos para pensão por morte.
“Antes pensão por morte não tinha carência, agora vai ter uma carência de dois anos. A pessoa vai ter que contribuir por dois anos para gerar o direito da pensão. Hoje existem muitos casamentos só para pegar a pensão. Não tem caixa da previdência que suporte”, finaliza. cidadeverde