Irmãos gêmeos desaparecem em barragem de Barras; um tentou salvar o outro de ser levado pela correnteza

Irmãos gêmeos desaparecem após serem arrastados por correnteza em barragem no PI — Foto: Reprodução

Irmãos gêmeos desaparecem após serem arrastados por correnteza em barragem no PI — Foto: Reprodução

Dois irmãos gêmeos, Breno Lopes Ferreira e Bruno Lopes Ferreira, de 16 anos, desapareceram, no domingo (31), nas águas da Barragem do Sossego, zona rural de Barras, a 128 km de Teresina.

Segundo a Polícia Militar, os irmãos caminhavam sobre a parede de cimento da barragem quando a força da correnteza arrastou um deles. O outro irmão teria tentado salvá-lo e também se afogou.

As buscas foram iniciadas ainda no domingo pelo Grupo de Resgate Voluntário (GAV) de Barras, que afirmou que o local é de difícil acesso devido à força da água. O Corpo de Bombeiros de Teresina foi acionado para auxiliar na procura, retomada na manhã desta segunda-feira (1º).

A Escola Municipal Benedito José da Silva, onde Breno estuda, divulgou uma nota de pesar pelo falecimento dos gêmeos, embora a morte ainda não tenha sido confirmada pelo Corpo de Bombeiros, já que os garotos estão sendo procurados. Confira abaixo:

A Escola Municipal Benedito José da Silva manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do aluno Breno Lopes Ferreira, do 9º Ano, e de seu irmão gêmeo Bruno Lopes Ferreira. Nesse momento doloroso, nossa solidariedade à família e aos amigos.

Morte por afogamento em outra barragem

Também no domingo, Fabrício Dantas de Carvalho, de 18 anos, foi encontrado morto na Barragem do Estreito, em Francisco Macedo, a 400 km de Teresina. Um vídeo publicado nas redes sociais (assista acima) mostra banhistas comendo e bebendo enquanto o Instituto Médico-Legal (IML) estava a caminho do local para recolher o corpo do jovem.

Conforme populares, Fabrício tentou atravessar a barragem sem saber nadar e acabou se afogando. O corpo foi achado, no início da noite, pela Polícia Militar do município.

Jovem tenta atravessar barragem sem saber nadar e morre afogado no Piauí — Foto: Reprodução

Na última terça-feira (26), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI) indicou que a Barragem do Estreito, ao lado de outros sete açudes, havia atingido a capacidade máxima após fortes chuvas. A barragem está localizada na divisa do Piauí com os estados do Ceará e de Pernambuco.

Orientações para um banho seguro

A campanha Banho Seguro, instituída pelo governo do Piauí, conscientiza banhistas a respeito dos riscos de afogamentos e das medidas de prevenção para evitar as ocorrências. Algumas orientações são:

  • Utilizar boias e coletes salva-vidas;
  • Não ingerir bebida alcoólica;
  • Verificar se o local é propício para a frequência de crianças, idosos e gestantes;
  • Verificar se o local é de difícil acesso ou não;
  • Sempre adentrar na água acompanhado de uma pessoa que saiba nadar.            G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *