Jiboia de quase dois metros é capturada no telhado de residência em Piripiri
A espécie vive em média 20 anos, pode atingir três metros de comprimento e chega a pesar 15 quilos. — Foto: Nivaldo Donizetti de Oliveira
Uma jiboia de quase dois metros foi capturada pelo Corpo de Bombeiros do Piauí nesse domingo (11). O animal estava no telhado da varanda de uma residência no bairro Paciência, no município de Piripiri, Norte do Piauí.
A cobra foi encontrada por de 9h da manhã por um dos moradores da casa que acionou a equipe do Corpo de Bombeiros, que utilizaram uma escada para conseguir alcançar e capturar o animal. Após a captura, a cobra foi entregue para os brigadistas do município para soltura em seu habitat natural.
Ao encontrar uma cobra em casa, a recomendação do Corpo de Bombeiros é manter distância e procurar ajuda. Independentemente do animal ser peçonhento ou não, a primeira recomendação é não tocá-la e nem se aproximar tanto, devido ao risco de bote do animal.
A outra orientação é acionar O Corpo de Bombeiros através do telefone 193 para ser feito o resgate correto e seguro dos animais.
Características da espécie
A jiboia vive em média 20 anos, pode atingir três metros de comprimento e chega a pesar 15 quilos. Segundo especialistas, a jiboia não é venenosa, mas mata as presas por constrição – ela envolve pequenos mamíferos, inclusive pequenos filhotes de cães, aves e roedores, para sufocá-los e depois comê-los. O animal costuma viver em árvores de matas fechadas e úmidas. G1-PI