Limpeza do Anajás e Cabresto acelerada. Máquinas não param.
O secretário da Infraestrutura do Município de Piripiri, Reynolds Benício, esteve na última quinta-feira (26) vistoriando os trabalhos de limpeza do Riacho Cabresto. As máquinas trabalham em ritmo acelerado. Na parte baixa do riacho, que fica no bairro Flor dos Campos, o trabalho de limpeza e alargamento do canal é feito por duas retroescavadeiras.
A operação é um trabalho conjunto de duas secretarias. A primeira etapa, executada manualmente, foi concluída sob a coordenação do secretário Valdinar Sales, da SEDESP. Esta etapa agora é executada pela SEINFRA. O Secretário de Infraestrutura Reynolds Benício e o coordenador de Defesa Civil, Diógenes Cruz estão pessoalmente coordenando o serviço.
Trata-se de um trabalho preventivo que visa evitar enxurradas e alagamentos. O secretário explicou que em Piripiri não há problemas de grandes alagamentos como acontece em outros estados, mas temos problemas que podem ser evitados com estas medidas preventivas.
Segundo Reynolds, é vital a retirada da terra que está assoreando o riacho Cabresto. Feito isso, já que é muito oneroso o aprofundamento do canal, por causa das pedras, é importante o alargamento do leito do riacho, para evitar enxurradas.
Reynolds também comentou que, após este serviço no Cabresto e a limpeza do açude Anajás, será continuado o trabalho de recuperação de estradas, e construção de barreiros. Esses barreiros são pequenos reservatórios de água para o período de estiagem. “A previsão é fazer o melhoramento antes que as chuvas cheguem. Vamos adotar uma sistemática de alargar o leito do canal pra dar uma maior vazão a essa água e evitar que ela disperse.” Disse Reynolds.
Fonte: Secom