Mais de 60 mil eleitores podem ter título de eleitor cancelado no PI; saiba como regularizar situação

O eleitor que deixou de votar nas últimas três eleições tem até 19 de maio de 2025 para fazer a regularização, sob pena de ser impedido de votar, se inscrever em concurso público e tirar passaporte, dentre outras consequências.

Mais de 60 mil eleitores do Piauí que deixaram de votar nas últimas três eleições podem ter o título de eleitor cancelado caso não regularizem sua situação, afirma o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Veja, ao fim da reportagem, como resolver o problema.

O prazo de regularização é até 19 de maio de 2025. Se o eleitor não comparecer ao cartório até essa data, será impedido, dentre outras consequências, de votar, concorrer a eleição, receber salário de emprego público, se inscrever em concurso público e tirar passaporte.

No total, 62.970 piauienses estão nessa situação. A relação com os nomes e números de títulos está disponível presencialmente em cada cartório eleitoral. Os eleitores inscritos no e-Título também foram notificados da pendência pelo aplicativo.

Ao comparecer ao cartório, a eleitora ou o eleitor deve levar documento oficial com foto que comprove sua identidade, e-Título ou título de eleitor impresso, comprovantes de votação e/ou de justificativa eleitoral, comprovante de dispensa de multa ou de pagamento e que eventualmente não tenha sido dado baixa.

Saiba como regularizar a situação eleitoral:
  • Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clique no item 7 (Consultar Situação Eleitoral);
  • Acesse o aplicativo e-Título para verificar a situação;
  • Compareça ao cartório eleitoral de seu domicílio eleitoral, entre 7h e 13h, de segunda a sexta.

O número da zona eleitoral está informado no título impresso e no e-Título. Os endereços dos cartórios podem ser acessados no site do TRE-PI, na seção Contatos dos Cartórios Eleitorais do Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *