Minutos pela Vida: serviço de escuta qualificada realiza em média 60 atendimentos por mês
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nesta sexta-feira (13), a ação “Minutos Itinerante”, que buscará conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e sobre a funcionalidade do serviço de escuta acolhedora do Minutos pela Vida. A ação, em alusão ao Setembro Amarelo, será desenvolvida no Terminal Rodoviário de Teresina, das 08h até às 13h.
O “Serviço Minutos pela Vida”, da Sesapi, tem um papel importante na Saúde Mental do Piauí. Trata-se de um serviço de atendimento psicológico, através de chamada telefônica gratuita, como estratégia de cuidado em saúde mental da população piauiense. O atendimento é oferecido para a população adolescente, adulta e idosa, que necessita de escuta qualificada, orientação e suporte emocional. Em média são realizados 60 atendimentos mensais pelo telefone 0800 280 2882.
“O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, bem como reforçar a importância de buscar uma escuta qualificada com um profissional capacitado da área”, afirma a supervisora do Minutos Pela Vida, Juciléa Marinho.
A ação faz parte da programação de atividades desenvolvidas pela Diretoria de Atenção à Saúde Mental (DASM). Populares que estiverem transitando pela rodoviária receberão informações sobre o funcionamento do programa e os benefícios que a escuta qualificada leva para as pessoas que procuram o serviço.
A ação de divulgação do Programa Minutos pela Vida acontecerá em mais dois momentos durante o mês de Setembro, no dia 19 na Avenida Marechal Castelo Branco e no dia 26, para lojistas e clientes no shopping da cidade, no centro de Teresina.