Multa de trabalho escravo é usada para montar sala de informática em localidade carente do Piauí
A Vara do Trabalho de Bom Jesus entregou uma sala de informática completa para os moradores da localidade Cajazeiras, no município de Santa Luz, localizado a 600 quilômetros ao Sul do Piauí. Ao todo, foram doados, na última segunda-feira (07), seis computadores com impressoras, teclados, mouse, e mesa de apoio, além de um ar condicionado split. A localidade tem em torno mil habitantes.
A doação foi resultado de multas aplicadas a uma empresa que foi condenada por prática de trabalho escravo. O juiz do Trabalho Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz, titular da Vara de Bom Jesus, autor da iniciativa, explica que o dinheiro foi aplicado beneficiando a comunidade lesada, em forma de benefícios.
A sala de informática será administrada pela comunidade, através do Conselho Tutelar, e da paróquia local. “O direito à informação e o acesso ao mundo digital hoje em dia é considerado um direito fundamental de quarta dimensão. Muitas pessoas no Piauí, principalmente nos locais mais pobres, não têm acesso a computadores. A atividade da Vara do Trabalho de Bom Jesus inclui-se na proposta da Justiça do Trabalho de fazer distribuir também cidadania, além da jurisdição em si”, destacou o juiz do Trabalho Carlos Wagner.
Durante a entrega do benefício à comunidade, o juiz Carlos Wagner aproveitou para falar um pouco sobre a importância do livro na vida das pessoas e como ele pode mudar a vida de todos. Os jovens também receberam um convite para visitar as novas instalações da Justiça do Trabalho em Bom Jesus, assim que as obras da nova sede foram concluídas.