Núcleo de Cidadania do Adolescente acolhe cerca de 100 jovens
O Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA) realizou, no Salão Santa Clara, o encontro da acolhida, reunindo cerca de 100 jovens, que são estimulados a desenvolverem suas competências, fortalecendo assim a capacidade de promover mudanças na sua vida enquanto cidadão. O evento foi promovido pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social (Setas) e pelo Selo Unicef.
“Estes jovens formam grupos de discussão em suas comunidades, focando os problemas do município, ofertando sugestões para sanar as deficiências detectadas. Este é apenas o primeiro de uma série de encontros, oficinas e seminários que serão formatados pelos próprios adolescentes”, explica Clarinda Andrade, secretária da Setas.
Durante o encontro foram desenvolvidas várias atividades de integração entre os adolescentes, tais como dança, momentos de reflexão e apresentações musicais.
A articuladora do Selo Unicef, Tizziana Araújo, fez uma avaliação positiva desse primeiro encontro. “Nós conseguimos integrar vários territórios, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Trazer estes adolescentes, fazer uma acolhida com a cara do jovem e perceber a aceitação dos mesmos é muito gratificante”, relata.