Número de homicídios bateu recorde em dezembro, diz Sinpolpi
O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira (Sinpolpi) divulgou uma pesquisa no qual diz que o total de homicídios registrados em todo o Piauí no mês de dezembro foi de 54 mortes. Segundo a entidade, este foi o maior número registrado desde o que os levantamentos foram realizados em janeiro de 2011.
De acordo com o Sinpolpi, o mês recordista assassinatos até então era outubro de 2012 com um total de 52 casos. “Em outubro de 2013 foram computados 50 assassinatos, 51 em novembro e a escalada continuou em dezembro. Nunca antes da história da pesquisa três meses seguidos tinham registrados mais de 150 homicídios dolosos no Piauí”, afirma Cristiano Ribeiro, presidente do Sinpolpi e coordenador da pesquisa.
Para Cristiano, a solução seria a contratação, através de concurso, de mais policiais civis para suprir as delegacias onde, segundo ele, ainda faltam profissionais.
Dos 54 casos registrados em dezembro, segundo o Sinpolpi, 32 homicídios aconteceram na capital e 22 nos municípios do interior. Depois de Teresina, as cidades com o maior número de crimes assassinatos foram: Parnaíba, Canto do Buriti, Altos e Barras com dois casos cada um.
O levantamento do sindicato aponta que, mais de 20% das vítimas eram detentos, ex-detentos, assaltantes ou viciados em drogas, num total de 13 pessoas. Este número poderia ser maior se em oito casos tivesse sido possível identificar a ocupação das vítimas. Oito pessoas tinham como profissão lavrador, sete eram estudantes e outros oitos estavam incluídos como serventes, pedreiros e sapateiros.
Os assassinatos por armas de fogo continuaram a ser maioria. Nada menos do que 35 vítimas foram abatidas com este tipo de arma, 13 com arma branca, 10 com outro tipo de instrumentos (pedra, pau, etc..) e em um dos casos não foi possível identificar o instrumento usado. cidadeverde