Faltando um mês para o Festival de Inverno de Pedro II, demora na divulgação da programação gera críticas e preocupa setor turístico

Turistas, empresários e comerciantes já demonstram preocupação com os impactos da indefinição.

A contagem regressiva começou. A partir desta segunda-feira (19), falta exatamente um mês para a 19ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, marcada para acontecer entre os dias 19 e 22 de junho de 2025. Porém, o que mais tem gerado repercussão até agora não são as atrações, mas sim a ausência total de informações oficiais sobre a programação.

Assim como em anos anteriores, a demora na divulgação da line-up se repete, mas a ansiedade parece ter se antecipado. Turistas, empresários e comerciantes já demonstram preocupação com os impactos da indefinição. A cidade, que se transforma durante o festival e recebe milhares de visitantes, vive um clima de incerteza.

“Todos os dias recebemos mensagens no Portal P2 com a mesma pergunta: ‘Quando sai a programação?’. E infelizmente, seguimos sem resposta”. A falta de informações compromete o planejamento de viagem, reservas de hospedagem e até a contratação de serviços locais.

Apesar do silêncio oficial, nomes como Samuel Rosa (ex-Skank), Xande de Pilares e Detonautas já foram mencionados por páginas nas redes sociais que costumam antecipar agendas culturais. A banda Nenhum de Nós também é especulada. No entanto, nenhuma dessas atrações foi confirmada pelo Governo do Estado ou pela organização do evento, que até agora não anunciou sequer uma data para o lançamento oficial da programação.

Nos anos anteriores, os anúncios foram feitos em cima da hora: em 2024, a lista de atrações saiu faltando cerca de 20 dias para o evento; em 2023, apenas 15 dias antes. A falta de planejamento impacta diretamente a cadeia produtiva do turismo e da cultura local, dificultando desde o agendamento de excursões até a estruturação de bares e restaurantes.

Com a cidade pronta para receber os visitantes e expectativas crescendo nas redes sociais, a demora na divulgação da programação acende um alerta sobre a organização do evento. Ainda que o Festival de Inverno de Pedro II seja considerado um dos principais eventos culturais do Piauí, o relógio está correndo — e o público quer respostas.

Portal P2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *