Oscar do chocolate: marca brasileira consegue medalha e fica entre as melhores do mundo
A renomada premiação International Chocolate Awards, uma espécie de Oscar da gastronomia, celebra os melhores chocolates e revelou recentemente seus vencedores, contando com uma marca nacional. Ela brilhou ao conquistar uma medalha de prara na categoria “Barras de chocolate branco com infusão ou aromatização”. Que ótimo, né? Descubra como essa marca fez história e elevou o padrão do chocolate nacional ao nível mundial!
A barra de chocolate branco com infusão ou aromatização que ficou em segundo lugar é da chocolate maker e sócia-proprietária da marca Baianí, Juliana Aquino. A receita dela conta com especiarias brasileiras, como o cumaru, o puxuri, a manteiga de cacau, o leite integral em pó e o açúcar cristal orgânico entre os ingredientes.
Como surgiu a ideia
Em entrevista ao Globo Rural ela informa que a ideia surgiu após uma conversa com o ex-MasterChef Rodrigo Oliveira, responsável pelos restaurantes Balaio e Mocotó. Rodrigo, assim como Juliana, busca evidenciar ingredientes da culinária brasileira em seus deliciosos pratos. O chef presenteou a chocolate maker com potes de cumaru e puxuri, especiarias da Amazônia em forma de sementes que são raladas. Ao lembrar de um molho bechamel, ela então resolveu juntar os ingredientes e a ideia resultou em uma barra de chocolate branco premiada.
A barra de chocolate premiada, da marca Baianí, custa em torno de R$ 32,00 e conta com 58 gramas. Ela pode ser encontrada em lojas físicas ou comprada online. Apesar desse chocolate ser brasileiro, até quem mora fora pode se deliciar com essa maravilhosa opção doce! A empresária relatou que o lote de chocolate premiado no International Chocolate Awards, a barra de chocolate branco com especiarias brasileiras, é o primeiro que esgota quando chega aos destinos internacionais, como Estados Unidos e diversos países europeus.