Padre Juvenal celebra 1ª missa em Piripiri após ordenação presbiteral
Foi celebrada no último sábado (22), a primeira missa do padre Juvenal Antônio da Silva, a Primícia Sacerdotal, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, em Piripiri. Muitos fiéis estiveram presentes na Santa Missa do neo-sacerdote que é filho de Piripiri.
O neo-sacerdote foi ordenado presbítero no dia 20 de julho, na Catedral de Senhora Mãe da Divina Graça, em Parnaíba, pelo bispo emérito Alfredo Schaffler, junto com os Diáconos Francisco José do Nascimento Gomes (Neto), Ilton Oliveira Portela.
Muitos padres, diáconos e seminaristas da Diocese de Parnaíba estiveram presentes nessa primeira celebração do padre Juvenal, inclusive os Diáconos com quem ele se ordenou.
Coube ao pároco de Nossa Senhora dos Remédios, frei Antônio Leandro, OFM, apresentar os padres presentes como o Padre Antônio Soares, Reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus (2019), em Teresina; Padre Francisco Brasilino (Cajueiro da Praia), Padre Francisco (Luzilândia), diáconos Felipe passos e Valquires Monteiro, além de vários seminaristas.
O padre Juvenal em sua primeira fala agradeceu as orações dos fiéis e fez uma homenagem à mãe, Hermínia Maria da Conceição (in memoriam), antes de iniciar a missa.
O frei Antônio Leandro, OFM, durante a homilia registrou a presença do frei Cristóvão, OFM representando o Ministro Provincial, frei Antônio Pacheco, OFM, e voltou a cumprimentar os demais religiosos, neo-sacerdotes e seminaristas.
“A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e a cidade de Piripiri estão em festa. Nós temos mais um filho desta terra querida que se consagrou no Ministério Sacerdotal. Louvemos e bendizemos ao Senhor por tê-lo chamado a missão em nossa Igreja Católica’, disse o pároco dando os parabéns ao padre Juvenal.
O padre Juvenal fez uma homenagem à Nossa Senhora, que esteve presente ‘oferecendo o consolando de mãe no decorrer da caminhada vocacional’ e chamou seus familiares, as tias Raimunda e Jacinta, e a irmã, Enedina, para entregar rosas à padroeira de Piripiri.
No final da Santa Missa, antes da bênção, o padre Juvenal recebeu homenagens dos religiosos e leigos presentes e agradeceu a todos pelo apoio e pelas orações.
Agenda de Missas
O padre Juvenal Silva celebrará as seguintes missas, nesta semana, pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios:
Dia 24/07 – missa na comunidade São Francisco – bairro São João – 19h;
Dia 25/07 – missa na comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro – bairro Caixa D’água – 19h.
Formação
O padre Juvenal Antônio da Silva, 34 anos, é piripiriense, filho de Antônio Custódio da Silva e Hermínia Maria da Conceição (in memoriam). Foi batizado aos quatro anos em 1993 na igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. A primeira eucaristia foi aos 11 anos no ano de 2000. Em 2015, ele iniciou os seus estudos no Seminário Propedêutico São João Paulo II, passando também pelo Seminário Dom Edilberto Dinkelborg (2016), Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus (2019), em Teresina. Foi admitido às Ordens Sacras (2020) em Teresina; Instituído no Ministério de Leitor (2021), em Parnaíba; Acólito (2020), em Esperantina; Diácono (2022), em Teresina. No dia 20 de julho deste ano foi ordenado Presbítero, em Parnaíba.