Paul Walker foi ‘recriado’ em computador para ‘Velozes & Furiosos 7

AA9Z423.imgJá é realidade, atores realmente podem ser criados com efeitos especiais. Pelo menos esta é a impressão após as primeiras exibições de Velozes & Furiosos 7, que misturam filmagens com o ator Paul Walker e imagens recriadas digitalmente, após seu acidente trágico. De acordo com as primeiras críticas publicadas, é impossível detectar a diferença entre o ator e seu correspondente virtual.

Os estúdios Universal explicaram que os dois irmãos do ator foram usados para completar as cenas restantes, e que imagens de Paul Walker em filmes interiores serviram de base para a reconstrução. Mas os produtores evitaram entrar em detalhes sobre o uso de tecnologia – provavelmente para não sugerir que a presença física de Walker seria dispensável ao filme.

Agora o site The Hollywood Reporter confirma que o processo de recriação do ator foi feito pela Weta Digital, empresa especializada de Peter Jackson. Os técnicos da Weta se recusaram a dar explicações, mas outra empresa, The Mill, explicou como recriou digitalmente o ator Oliver Reed, falecido durante as filmagens de Gladiador. No caso, uma máscara virtual foi aplicada sobre o rosto de um dublê: “Ele também tinha diálogos, então mudamos o movimento da boca”.

A mesma empresa desenvolveu um comercial de televisão com uma versão computadorizada de Bruce Lee. “Nós criamos o rosto dele inteiramente em efeitos especiais, e os movimentos do corpo usavam cenas do ator como referência. […] Os olhos exigem bastante trabalho. Manter os movimentos da musculatura contínuos e a construção dos olhos é o segredo para parecer real”.

Em outro caso, o supervisor de efeitos especiais Scott Squires, que trabalhou em Capitão América 2 – O Soldado Invernal, falou sobre a nova prática de escanear atores desde o início das filmagens, para facilitar o trabalho dos técnicos na pós-produção: “Certos estúdios mantêm imagens escaneadas dos atores, nos arquivos”. O que acha da prática?                                                                  MSN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *