Piauí compartilha experiência do Orçamento Participativo (OPA) em Fórum Nacional de Planejamento
A Secretaria do Planejamento (Seplan) participou da 90ª edição do Fórum Nacional dos Secretários do Planejamento, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), em Rondônia. O evento reuniu especialistas em planejamento do Poder Executivo de todo o Brasil para discutir cenários, desafios e boas práticas do país.
Focado na eficiência e na qualidade das políticas públicas, o evento discutiu a integração dos instrumentos de planejamento e orçamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, além de iniciativas de planejamento a longo prazo. Um dos pontos altos do encontro foi a troca de experiências entre o governo federal, representado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), e os estados.
A Seplan foi representada por Adrianne Arruda, superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual; Salvador Lopes, analista de Planejamento e Orçamento, e Kerle Dantas, diretor de Planejamento. “O fórum é um importante evento onde conseguimos trocar experiências sobre planejamento e discutir sobre desafios, buscando ainda mais eficiência e qualidade nas políticas públicas”, afirmou a superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual.
Além de participar ativamente dos debates e coordenar o Grupo de Trabalho de Governança e Orçamento, Adrianne Arruda apresentou um painel sobre a experiência do Orçamento Participativo (OPA) do Governo do Piauí. “Tive a oportunidade de compartilhar com outros estados como o OPA tem fortalecido a democracia participativa no Estado, promovendo o engajamento da população e a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas com as necessidades da sociedade”, afirmou a gestora.
Sobre o Conseplan
Criado em 2006, o conselho atua como um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Secretarias de Planejamento de todo o país. O Conseplan participa da formulação e implementação de políticas nacionais de planejamento público, além de propor e contribuir para a eficiência e eficácia na condução das políticas públicas.