Piauí possui 105 casos suspeitos da Febre Chikungunya

a492e513823c660c99b5c3df6ab72dffAs autoridades em saúde do Piauí investigam 105 casos suspeitos da Febre Chikungunya no estado. A informação é da Secretaria de Saúde do Piauí. São 93 suspeitas em Teresina, 6 em Altos, 2 em Picos e um em cada nas cidades de Aroazes, José de Freitas e Pedro II.

O diretor de vigilância em saúde da Sesapi, Hérlon Guimarães, explica que os casos não são notificados e sim suspeitos e que o material coletado nas pessoas que apresentaram os sintomas da doença estão sendo analisados pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.

“O estado não possui nenhum caso de Chikungunya. O que existe são casos clínicos de dengue que são avaliados de forma diferenciada, nesse caso, para a febre Chikungunya também”, explica.
Confira também

Marcelo Fontenele dá dicas de como evitar a Chikungunya
FMS alerta sobre cuidados com a Febre Chikungunya
Notícia da Manhã: Chuvas podem aumentar casos da febre de chikungunya, diz infectologista
Teresina corre risco de epidemia da Febre Chikungunya, afirma médico

Apesar de não existir casos notificados, o diretor explica que o protocolo de atendimento dos casos suspeitos é o mesmo da dengue. “Que é o de diminuir as complicações como febre, dor de cabeça e podem aparecer manchas avermelhadas”, conta.

Segundo Hérlon Guimarães, o Piauí tem condições propícias para apresentar casos da doença, no entanto, a melhor forma de evitar a picada do mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue, são as ações preventivas.

“Evitar o acúmulo de água, principalmente agora no período chuvoso. Em caso de sintomas, procurar uma unidade básica de saúde para a coleta do material que, antes de ser enviado ao Pará, passa pelo Lacen”, afirma.

Sintomas

Os sintomas da Febre Chikungunya são característicos de uma virose, e portanto, inespecíficos. Os sintomas iniciais são febre acima de 39º, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.             cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *