Piauí registra mais de 60 mortes violentas intencionais de mulheres em 2024, aponta painel
O Piauí registrou uma diminuição no número de casos de mortes violentes intencionais de mulheres (Mvis) em 2024. Segundo o painel de indicadores públicos de criminalidade da Secretaria de Segurança do Piauí, este ano, de janeiro a outubro, foram registrados 61 casos. Em 2023, esse número foi de 73 casos.
O painel mostra ainda que em Teresina, o número de mortes violentas intencionais de mulheres foi de 24 casos e 37 no interior do estado. Os meses com maiores números de registro foram os de junho e setembro, com 16 casos cada. O painel mostra os dados colhidos de janeiro a outubro deste ano.
Em junho, o caso com maior repercussão foi o esquartejamento de Silvana Rodrigues de Sousa. O corpo da vítima foi encontrado enterrado dentro de sacos plásticos em um matagal na zona Sudeste de Teresina.
A investigação apontou que a motivação do crime foi por suspeita de que Silvana estaria repassando informações a uma facção rival. Quatro pessoas foram indiciadas pelo crime. Em setembro, todos foram denunciados e serão julgados.
Em novembro deste ano, o corpo de duas irmãs, Joicinéia Dias da Silva, 23 anos, e Francinete Pereira da Silva Neta, 24 anos, foram encontrados em uma cova rasa. A filha de uma delas, de apenas quatro anos, foi deixada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) após ter visto a mãe ser torturada. A polícia já identificou pelo menos 6 pessoas envolvidas no crime e espera concluir o inquérito nos próximos dias.