Piauí será reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação na próxima semana
O reconhecimento internacional amplia as oportunidades para o setor agropecuário piauiense.Durante a 92ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que será realizada entre os dias 25 e 29 de maio, em Paris, o Piauí receberá oficialmente o certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. A delegação brasileira que participará da solenidade será chefiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contará com a presença do secretário da Defesa Agropecuária do Piauí, Fábio Abreu, que representará o estado na capital francesa.
“É o resultado de um trabalho conjunto entre o setor público, os produtores e a defesa sanitária, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Com o selo internacional, o Piauí poderá conquistar novos mercados, o que se reflete em mais desenvolvimento”, afirma Fábio Abreu.

O reconhecimento internacional amplia as oportunidades para o setor agropecuário piauiense, possibilitando a exportação de carne bovina para os mercados mais exigentes do mundo. Em 2023, o Piauí já havia sido certificado, em âmbito nacional, como livre da doença sem necessidade de vacinação. Agora, o selo internacional reforça a credibilidade sanitária do rebanho piauiense.
Em 2024, as vendas de animais no estado cresceram mais de 10%, com quase 500 mil cabeças negociadas. Desse total, cerca de um quarto foi destinado a outros estados. O abate bovino também registrou alta expressiva, ultrapassando 100 mil cabeças, colocando o Piauí entre os três estados com maior crescimento percentual no país.