Piauí tem mais de 500 focos de incêndio em agosto e Bombeiros fazem alerta
Com a chegada do período mais crítico para focos de incêndio no Piauí, conhecido como “BR-Ó-BRÓ”, que vai de setembro a dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí intensifica a divulgação de ações de conscientização voltadas à preservação ambiental.
Em parceria com órgãos estaduais e municipais, os Bombeiros têm promovido campanhas, capacitação de brigadistas e a divulgação de técnicas para evitar queimadas, especialmente em áreas rurais. Só no mês de agosto, o Piauí já registrou no mês de agosto 515 focos de incêndio.
MINIMIZANDO OS IMPACTOS
O Tenente Pedro Bento ressaltou a importância da conscientização contínua para minimizar os impactos dos incêndios, que se intensificam no segundo semestre. “Se a população não adotar práticas responsáveis desde o início do ano, nossos contingentes, por mais experientes que sejam, dificilmente conseguirão atender a todas as demandas de combate a incêndios”, destacou o Tenente.
ORIENTAÇÕES
As orientações incluem o uso correto das técnicas de asseio (como manter controlada a queimada de determinada área), a poda adequada das árvores e o manejo correto de resíduos orgânicos, práticas que são fundamentais para reduzir os focos de incêndio. O Corpo de Bombeiros reforça que a colaboração dos proprietários rurais é essencial para garantir um impacto positivo nas políticas de preservação ambiental.
ALERTA DE BAIXA UMIDADE
O Piauí permanece em alerta para a baixa umidade. Segundo o mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade deve variar entre 20% e 30% nesta terça-feira (20), entre 11h e 20h. Recomenda-se beber bastante líquido, evitar esforço físico nas horas mais secas e minimizar a exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia.