Piauienses aprovam questões, mas reclamam de pouco tempo no Enem

img_95311

Juliana Castelo Guimarães, 18 anos e fez a prova na UFPI (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Após o primeiro dia de provas do Enem, estudantes piauienses relataram suas impressões sobre o exame nacional. Pelos comentários mais frequentes, nota-se que o nível de dificuldade estava dentro do esperado, mas o tempo de 4h30 concedido para responder todas as questões e preencher o gabarito recebeu críticas devido ao volume de leitura exigido.

Juliana Castelo Guimarães é uma das estudantes que está tentando uma vaga no ensino superior através do Enem. Fazendo a prova no Campus da Universidade Federal do Piauí em Teresina, ela conta que a sua preparação ajudou a não ter surpresas. “Estava dentro das minhas expectativas e gostei muito da prova. Procurei me preparar o ano inteiro e por isso não encontrei tanta dificuldade”, relata.

Eberton Kennedy, que também fez a prova na UFPI, também gostou do conteúdo das questões, mas diz que a duração da prova, de 12h às 16h30, horário local, atrapalha. “A maior dificuldade foi o pouco tempo, pois temos que fazer bastante leitura e isso demora um pouco mais. No final tive que agilizar”, diz ele.

Para superar essa barreira, Eberton usou uma estrategia para administrar o seu tempo. “Procurei terminar a prova faltando um pouco mais de meia hora, para que eu ficasse mais aliviado na hora de preencher o cartão resposta. No final deu tudo certo e estou confiante”, afirma.

Juliana também usa algo além do conhecimento teórico para lidar com o Enem. Segundo ela, a preparação vai além dos estudos. “Estudei bastante, mas procurei me preparar fisicamente também, pois me alimentei adequadamente e dormi bem para que tivesse um bom desempenho no teste”, conta.

Neste sábado, foram aplicadas as provas de ciências humanas e da natureza. O Enem continua no domingo, com as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática, além da redação. O horário será de 12h às 17h30, horário local.        G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *