Piripiri: Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial participam de capacitação sobre drogas
Os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial aos Usuários de Substâncias Psicoativas, em Piripiri, participaram de uma capacitação para melhorar o enfretamento às drogas no município. A capacitação aconteceu entre os dias 21 e 22 de agosto e reuniu vários profissionais.
A programação do evento contemplou, desde a legislação sobre drogas, até temas como: a reforma psiquiátrica, a atuação das redes de atenção psicossocial, os aspectos socioculturais, os fatores de proteção e risco, as abordagens terapêuticas, a classificação e efeitos das drogas no organismo, a prevenção e redução de danos, entre outros.
Participaram da capacitação profissionais de psicologia, enfermagem, educação física, professores e nutricionistas, além de representantes de comunidade terapêuticas, grupos de autoajuda e conselhos.
“A proposta do trabalho em rede é uma tendência na luta contra as drogas. Os temas abordados durante a capacitação foram bastante enriquecedores e nos ajudarão bastante no trabalho desenvolvido em nossa cidade”, diz Apolinário Cunha, coordenador municipal de Enfretamento às Drogas.
A capacitação é um dos resultados da I Conferência Municipal Sobre Drogas, ocorrida em 2013, em Piripiri, cujo tema trabalhado foi “Drogas: uma abordagem intersetorial e em rede”.