Piripiri sedia III Conferência Territorial em Economia Solidária
A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal do Trabalho Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), promoveu nesta quinta-feira (05), a 3ª Conferência Regional de Economia Solidária, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego – MPTE, Secretaria Nacional de Economia Solidária e o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo – SETRE.
Foram reunidas, no auditório do Memorial Espedito Resende, cerca de 200 participantes de 60 municípios dos territórios dos Cocais, Carnaubais e Planície Litorâneas. No Piauí, ainda deverão acontecer outras três conferências preparatórias para a Conferência Estadual de Economia Solidária nos dias 26 e 27 de junho.
O encontro promoveu painéis com debates sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária e ajudou na elaboração de propostas para o Plano Estadual de Economia Solidária e que irão para a Conferência Nacional de Economia Solidária em Brasília- DF, em novembro.
“Piripiri comparado com outros municípios se destaca como referência em economia solidária em nível de Estado, apresentando empreendimentos solidários sólidos e grupos organizados, que tem colocado o município numa posição muito elevada no ranking do Estado”, disse a Diretora de Empreendedorismo Associativismo e Cooperativismo da SETRE, Layane Tátila.
O diretor de Gestão do SUAS, Wiliam Sousa da SETAS ressaltou o apoio da administração para esse seguimento. “O poder público municipal, na pessoa do prefeito Odival Andrade, tem garantido toda uma logística para funcionamento da economia solidária, a exemplo disso a nossa Feira da Agricultura, que já é referência na região, pois fomenta a produção de mais de 100 famílias recebendo todo o incentivo necessário para comercialização de seus produtos”, afirmou.
Feira de Amostra
Paralelamente ao evento, aconteceu também uma feira de amostra de produtos comercializados através da economia solidária nos territórios. Na ocasião, foram escolhidos quatro delegados do poder público municipal dos territórios presentes que participarão da conferência estadual.
De Piripiri, foram escolhidos: Ana Ezilda Portela, Charlane Almeida, William Sousa e Marcela Rodrigues, contemplando os empreendimentos solidários Ai ki Cheiro, Arte Gesso, Mulheres Guerreiras e COOAFRUT.