Piripiri sedia regional da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional
Aconteceu na manhã desta terça-feira (7), a Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no município de Piripiri. As conferências territoriais têm por objetivo mobilizar os governos locais e a sociedade civil quanto a efetivação do direito humano a alimentação adequada e saudável. O tema discutido foi “Comida de verdade, no campo e na cidade- por uma soberania alimentar”.
Além da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), participaram do evento em Piripiri, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Consea – Conselho Nacional de Segurança Alimentar-Estadual, Consea-Piripiri, Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-Pi), Camara Setorial de San-Piripiri, Cooperativa Agrofamiliar dos Frutos da Terra (Coafrut) e Centro de referencia de economia solidária e segurança alimentar e nutricional de Piripiri.
De acordo com o assessor técnico da Caisan- Pi, Mauricio Moureira, as conferências territoriais são momentos importantes pois vêm impulsionar a discussão sobre o manejo, produção, comercialização e troca de experiências sobre as ações que desenvolvem na área de segurança alimentar entre os municípios participantes.
O Diretor de Gestão do SUAS e Secretário Executivo da CAISAN – Piripiri, William Sousa, ressalta o desempenho positivo de Piripiri na política de Segurança Alimentar e Nutricional: “Fomos o primeiro município do Estado e primeiro do país a realizar adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. Temos políticas concretas tais como: Plano Municipal de Segurança Alimentar e NUTRICONAL; temos a maior feira de economia solidária do estado; temos um centro de referência de economia solidária de segurança alimentar e nutricional; um centro público de economia solidária, enfim somos referencia para o estado.” Frisou William Sousa.
Como município sede, Piripiri engloba os territórios da Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais. Durante o evento foram realizados os painéis com os temas “Comida de Verdade: Um olhar da produção e do consumo no território” e “O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Alimentar (Sisan): adesão e implementação municipal. A programação incluiu ainda debates, grupos de discussão por eixos temáticos e homologação dos delegados eleitos para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.