Piripiri terá 44 unidades de saúde até 2016, garante prefeito
Dos 24 Postos de Saúde da Família – PSF -, construídos no município de Piripiri até hoje, apenas o PSF do bairro Santa Maria não foi idealização do prefeito Odival Andrade. Os outros 23 postos foram todos implantados e construídos pelo gestor, em seu primeiro mandato (de 2005 a 2008).
Neste seu segundo mandato, a preocupação com a saúde dos piripirienses continua sendo a tônica da gestão de Odival. Em dezembro de 2012, dos 24 PSF’s do município, apenas 10 estavam em funcionamento. Imediatamente após assumir a Prefeitura, em janeiro de 2013, Odival pôs médicos, enfermeiros, auxiliares e viabilizou a reabertura dos postos que estavam fechados, colocando todos os 23 em funcionamento.
Em um ano de gestão, Odival já ampliou e reformou três Unidades Básicas de Saúde, as dos bairros Prado e Petecas e a da localidade Sussuarana, com equipamentos novos, ar refrigerado e com consultas podendo ser marcadas até pela internet. “Reformaremos todos os 24 PSF’s e construiremos mais oito, perfazendo 32. Das unidades de apoio, que, atualmente, são seis, reformaremos todas e construiremos outras seis, somando 12”, garante Odival.
O prefeito, na última semana, assinou ordem de serviço para ampliação e reforma dos postos de saúde das seguintes localidades: Caixa D’água, Estação, Santa Maria, Vertentes, São Luís, Banda e Caldeirão. No próximo final de semana, será a vez da ordem de serviço do povoado Formosa.
Odival também já iniciou as obras de construção de dois postos de saúde na zona urbana: os dos bairros Petecas I, II e III e do Conjunto Jenipapeiro.
Com relação a postos de saúde avançados (unidades menores), estão sendo ampliados e reformados os das localidades Pequi, São José do João Bárbara, Bela Vista, Baixão e Pé do Morro. E serão construídos outros novos, nos povoados Poço, Barreirinha, Corrente, Vereda dos Zezinhos, Açude do Governo e Santa Rosa. Na zona urbana, serão construídos mais dois postos: um no Centro e outro no bairro Fonte dos Matos.
“Não há nenhuma cidade do porte de Piripiri que tenha uma rede de Saúde como a que temos. Eu sempre me preocupei com essa área porque, nas pesquisas internas que fazemos, é justamente saúde o que o piripiriense mais reivindica. E o prefeito é para servir o povo no que ele mais precisa. Até o final de nossa gestão, teremos 40 unidades de saúde funcionando em nosso município”, garante Odival.