Piripiri terá Plano Municipal de Educação
Em reunião realizada na manhã da última segunda-feira (25), no plenário da Câmara Municipal de Piripiri, envolvendo várias entidades como; SEDUC de Piripiri, associações de moradores, Polícia Militar, comunidades, conselhos, FUNAI, SINTE, SENAI, ministério publico, faculdades, representantes de escolas particulares, entre outras instituições, foi discutida a criação do Plano Municipal de Educação no município que, se aprovado, valerá por 10 anos.
De acordo com a avaliadora educacional do MEC, através da SASE (Secretaria de Articulação com Sistema de Ensino), Maria Antônia da Silva Costa, que ministrou a reunião, o objetivo principal do encontro foi sensibilizar os setores do poder público municipal e da sociedade civil sobre a necessidade do município de Piripiri construir o seu Conselho Municipal de Educação.
Ainda segundo Maria Antônia, Piripiri foi um dos 20 municípios do Piauí que aderiu ao chamado da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e que terá nove meses para apresentar um Plano Municipal de Educação para ser enviado para Câmara Municipal de Piripiri. Após aprovado, o plano deve durar 10 anos, passando pelo menos por mais dois gestores.
Maria Antônia assegura que, após o Plano Municipal de Educação ser aprovado na câmara municipal de Piripiri, ele passará a ser lei e terá uma continuidade nas políticas, evitando a descontinuidade que geralmente acontece com as mudanças de governo. Durante o encontro foi constituído uma comissão para trabalhar a primeira fase, que é a fase de diagnóstico dos dados educacionais em Piripiri.
“O plano Municipal de Educação será um instrumento legal que vai nortear o desenvolvimento das ações, seja pelo setor público municipal, seja pelo governo ou por outras instituições, para que estas se posicionem e conduzam a politica municipal de educação em Piripiri”, disse Maria Antônia.
A coordenadora de Programas e Projetos da SEDUC, Meirian Castro, avaliou a reunião como positiva, tendo em vista a disponibilidade de todos os seguimentos que participaram desse processo de construção do plano.
“Esse é um momento em que o município irá planejar e discutir melhor a situação da Educação, não só da rede municipal, mas na rede estadual, privada e de ensino superior, para fazer essa discussão da situação da educação e principalmente para fazer o planejamento da educação de Piripiri. Saímos daqui hoje já com alguns encaminhamentos de trabalhos e com uma equipe definida que vai realizar a próxima etapa que é a construção do diagnóstico municipal de educação do município de Piripiri”, disse Meirian.