Prefeito anuncia obras, esclarece boatos, responde cidadãos e garante salários em dia
Na última segunda-feira (1), em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, da FM Cidade de Piripiri, o prefeito Odival Andrade anunciou obras, esclareceu boatos e falou abertamente aos cidadãos piripirienses sobre vários assuntos de interesse da população, inclusive garantindo o pagamento de salários do servidor municipal em dia.
Odival fez questão de encarar alguns gargalos de sua administração, comemorou acertos, assumiu erros e passou a limpo muitos assuntos que foram deturpados pela oposição, alertando: “A gente tem de ter coragem de dizer a verdade”.
Confira trechos da entrevista com o prefeito de Piripiri.
CALÇAMENTO E ASFALTO
FM CIDADE – Como gestor desta cidade qual a sua palavra para estas pessoas onde o calçamento começou e não continuou e que estão necessitando dos postos de saúde na ativa?
ODIVAL ANDRADE – Nós não paramos os calçamentos. Ontem e hoje eu visitei as obras e estamos com calçamento andando em cinco bairros e vamos continuar, constantemente. Nós não vamos parar mais nenhuma obra de calçamento, e eu quero até o mês de janeiro de 2015 entregar todas as reformas, ampliações e construções de postos de saúde novos. Quero dizer
à população que fique tranquila que estas obras não vão parar. O asfalto, da mesma maneira.
O que está sendo feito agora é pago pelo município de Piripiri. Eu conversei esta semana com o construtor da empresa, da PAC Engenharia, e ele está nos garantindo que na próxima semana recomeça o asfalto. Vamos fazer o restante da João Bandeira Monte, uma parte da Tomaz Rebelo, vamos voltar aqui pra região das rodoviárias rurais e do estádio. Aquilo que foi programado vai continuar.
OBRAS NO CAMPO DAS PALMAS
FM CIDADE – E a previsão do senhor começar agora esse passeio central na avenida Dr. Guainumbi?
ODIVAL ANDRADE – A previsão é agora neste mês de dezembro ainda. Eu acredito que até janeiro a gente possa estar com o passeio totalmente concluído e também as laterais com o meio-fio, e aí depois vamos fazer a licitação para a iluminação central que vai ser nos mesmos moldes da Avenida Deputado Raimundo Holanda. E tem mais um detalhe: falta fazer o asfalto ligando a Av. Raimundo Holanda com a Av. Hamilton Cavalcante, lá na rodoviária interestadual.
Vai ser interligado porque os ônibus interestaduais passam por ali e é uma justa reivindicação.
CRECHE PRO-INFÂNCIA E UPA
FM CIDADE – A Creche Pro-Infância na verdade não houve nunca a utilização como deveria e também a UPA. Saiu agora uma aferição do Tribunal de Contas que veio fazer a fiscalização e o que de fato aconteceu nesta fiscalização prefeito?
ODIVAL ANDRADE – O deputado Marden Menezes deu um tiro no pé. Ele fez uma denúncia legal. Tudo legal lá na Assembleia pra, diria, tentar atingir a nossa gestão mas atingiu foi a gestão do próprio pai. Por que isso? Porque a UPA não fui eu que construí. Eu não coloquei lá um centavo de construção. Então já tinha tido lá uma auditoria constatando que houve desvio, não de recurso, mas de finalidade. Então, quando ele fez a denúncia que o TCE foi analisar, fizemos a nossa defesa, e mostramos que nós não tivemos nada a ver com a UPA. Então o próprio TCE mandou colocar dentro das contas do ex-gestor Luiz Menezes.
DESVIOS NA UPA E PROVIDÊNCIAS
FM CIDADE – qual o valor deste dinheiro?
ODIVAL ANDRADE – Acima de 250 mil reais o valor. O Tribunal pediu pra nós que fizéssemos, num prazo de dois meses, um plano de ação, dizendo quando e como nós iríamos abrir a UPA.
Nós já estamos fazendo. Eu devo entregar entre o dia 20 a 23, esse plano de ação e a nossa meta é que no primeiro semestre, ou primeiro trimestre talvez, de 2015, já possamos abrir a UPA. Já estamos fazendo as nossas ações. Já compramos equipamentos através de uma emenda parlamentar do nosso deputado Assis Carvalho que deu muita força nisso daí. Nós já fizemos licitação para fazer lá a rede de gás e a rede de energia que não tem. Agora, eu não tenho nada a ver com relação à construção e ao funcionamento anterior da UPA. Vou ser responsável quando ela estiver funcionando, a partir de março, se Deus quiser.
MEDICAMENTOS NOS PSF´s
FM CIDADE – E sobre os medicamentos voltarem a ser distribuídos nos PSFs?
ODIVAL ANDRADE – Nem tudo a gente acerta. Nós fizemos essa mudança no início do nosso governo achando que ia funcionar, que foi tirar os medicamentos dos PSFs e colocar numa armácia central. Reconhecemos que houve problemas, já estamos consertando. Estamos voltando com os medicamentos para os PSFs…. E os medicamentos que são de uso dos CAPS,
vão para o CAPS… Foi um erro que nós assumimos, achando que ia dar certo, mas quando não dá certo, a gente tem que ter humildade de reconhecer e de corrigir.
SALÁRIO DO SERVIDOR
FM CIDADE – O que o senhor tem a dizer para o Comércio e especialmente ao servidor quando o quesito é salário?
ODIVAL ANDRADE – Foi espalhado aí boatos, que nós estávamos com dois, três, até quatro meses com salários atrasados. Na verdade, nós estávamos atrasados o mês de setembro.
Através de um acordo entre prefeitura, os nossos profissionais, secretários e também o Ministério Público Estadual foram dadas condições de se colocar em dia os salários. O mês de setembro foi dividido em três parcelas pra ser incorporado com o pagamento do mês de outubro que já foi feito; com o pagamento de novembro que vai ser feito agora no dia 10 e com o pagamento de dezembro que começa a ser feito no final de dezembro. Eu quero no máximo até 8 ou 9 de janeiro está com tudo em dia em relação a servidor, obrigações salariais, patronais, a décimo-terceiro salário e a previdência.
Fizemos, na semana passada, um acordo acordo judicial de pagamento atrasado do mês de dezembro e décimo-terceiro salário de 2012, ainda da gestão do ex-prefeito Luiz Menezes. Claro que isso aí vai ter uma ação regressiva contra o ex-gestor. O município é impessoal eu tenho que administrar os erros do passado também. E fizemos, mas a gente tem que colocar que os erros do passado quem tem que pagar é a gestão passada. Agora, de nossa parte, a partir de 2015 não vai ter mais atrasos. Isso é
uma garantia que nós estamos dando.
APOIO AO 4 DE JULHO
OUVINTE – Porque o prefeito não apoiou o 4 de julho na Copa São Paulo?
ODIVAL ANDRADE – Isso aí foi bom falar. Isso é a maior mentira já pregada. Pelo contrario, quem banca o 4 de julho, a categoria de base há dois anos, sou eu como prefeito. A gestão passada não fazia isso. Nós triplicamos o repasse para o 4 de julho na categoria de base, apoiamos o time profissional e também fomos nós que demos todas as condições para o time participar de toda a competição estadual, quando chegou a vice-campeão. Apoiamos os atletas amadores. Procuramos a diretoria e oferecemos 35 mil reais para que eles fossem a São Paulo.
Eles disseram que iam procurar outros patrocinadores, colocaram questões políticas pelo meio, iam procurar o Governo do Estado para bancar o restante, que era 30 mil reais. O município estava bancando mais da metade. A diretoria nunca nos deu satisfação… Se a diretoria quiser ainda, os recursos estão disponíveis… Eu não posso mandar o time se a diretoria não quer.