Prefeito Odival Andrade visita reforma do Mercado Central – Obra deve beneficiar o turismo e comércio de Piripiri
O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, visitou na manhã desse sábado (11), a obra de reforma do Mercado de Piripiri, mais conhecido como Mercado Central. “Nós teremos um mercado antes e depois dessa reforma que estamos implementando. Trata-se de um importante patrimônio histórico que merece todo um tratamento especial”, afirmou o prefeito Odival, que estava acompanhando de perto em mais um dia as obras de reforma do mercado.
Segundo o prefeito Odival Andrade, o projeto de restauração do Mercado Central tem como finalidade preservar o valor artístico da edificação, valor histórico que representa no contexto da evolução social e urbana de Piripiri, como também proporcionar um novo mercado público central, dimensionado de acordo com os mais adequados padrões e conceitos de funcionamento. Praticamente todas as bancas de carne, de alimentação e café já receberam pedra de mármore para melhorar a estética e para facilitar a higienização do local em cada box de venda também está sendo instalado uma pia com torneira e água.
A restauração do Mercado Central está sendo executada de forma a atender às necessidades funcionais sem abrir mão das referências originais. O projeto arquitetônico da intervenção optou por manter todo o padrão estético da edificação, preservando o espaço do antigo mercado. Além disso, o projeto atende às normas e preceitos de acessibilidade e desenho universal, respeitando as normas de conforto ambiental, bem como contempla acessos bem protegidos e sinalizados, privilegiando a circulação de pedestres e a humanização do espaço público. A obra vai garantir mais segurança e conforto para os permissionários e visitantes, valorizando ainda a memória da cidade.
Recentemente a obra de reforma do Mercado começou a despertar o interesse de mais pessoas. Quem passa hoje, já consegue ver a diferença, não apenas tapumes e pedreiros entrando e saindo com material de construção. Mas para os que dependem do comércio no local, a visão é de esperança na melhoria nos negócios. Para eles, a expectativa é grande com o fim da obra, tendo em vista que o novo espaço deve atrair mais turistas.
Antonio Clara, que trabalha há 50 anos no Mercado, onde vende calçados e acessórios. Para ele, a obra é importante não só por criar um novo espaço para trabalhar, mas por valorizar o patrimônio da cidade. “A obra está provocando algumas mudanças, quando a obra terminar, teremos um prédio vistoso, que todos vão querer ver. Nossa expectativa é grande porque sabemos que vai melhorar o comércio e valorizar a nossa mercadoria. Um espaço bonito deixa nosso produto bonito também”, destacou Luiz Gomes de Sousa, popularmente conhecido como Rivelino.