Prefeitura de Piripiri comemora diplomação de 188 alunos do ‘Brasil Alfabetizado’

IMG_1529Depois de oito meses, a Senhora Ilda saiu de casa na noite do último sábado (15) para um compromisso diferente: levar a família para acompanhar a cerimônia em que ela receberia, enfim, o certificado de alfabetização.

IMG_1530 IMG_1531

Ilda está entre os 188 alunos da etapa 2013 do Programa Brasil Alfabetizado, realizado através de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Piripiri. O prefeito Odival Andrade participou da entrega de certificados, realizada no colégio Valdemar Soares, no bairro Paciência, na noite de sábado (15).

“Nunca tinha entrado em uma sala de aula. Não sabia de nada. A gente aprendeu muitas coisas”, comemorou dona Ilda.  Assim como ela, a maioria dos alunos do Brasil Alfabetizado tem idade a partir de 40 anos.  O programa, implantado em Piripiri através da Secretaria de Educação do município (SEDUC), tem o objetivo de capacitar alfabetizadores e, principalmente, alfabetizar pessoas que estejam na faixa etária a partir dos 15 anos.

IMG_1462

Incentivo – A coordenadora do programa Brasil Alfabetizado e também coordenadora de programa e projetos da SEDUC, Remédios Fontenele, explica que a proposta é que esses alunos continuem os estudos e adquiram novos conhecimentos. De 188 alunos alfabetizados neste programa, 78 já estão matriculados para continuar os estudos.

“Essas pessoas estão de parabéns porque saíram de suas casas, não se deixaram vencer pelo cansaço e foram à escola em busca de conhecimentos e de uma vida melhor. O objetivo desse programa é não só alfabetizar, mas despertar o desejo para que elas depois de alfabetizadas continuem a estudar”, ressaltou.

IMG_1519 IMG_1520

Durante a entrega dos certificados, o prefeito Piripiri, Odival Andrade reiterou o convite da Prefeitura para que os novos alunos alfabetizados possam dispor da rede de ensino do Município para continuar os estudos, através de programas como o Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Aprender é um processo permanente que nos ajuda a ter uma capacidade mais crítica em relação ao exercício da cidadania. Vocês precisam difundir essa ideia entre aqueles que ainda resistem a adquirir novos conhecimentos. Além disso, os que quiserem continuar os estudos no EJA, o município vai dar condições para isso” ressaltou o prefeito aos formandos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *