Prefeitura de Piripiri comprará equipamento para UPA funcionar
A prefeitura de Piripiri vai comprar os equipamentos necessários para a UPA entrar em funcionamento. Segundo o prefeito Odival Andrade, o Ministério da Saúde vai liberar uma verba de quase 800 mil reais para a aquisição do material. No começo de fevereiro, uma comissão do ministério vem a Piripiri para fazer uma avaliação e determinar a data de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento.
Enquanto isso, a prefeitura já está se articulando para a aquisição dos equipamentos para que a unidade possa funcionar de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. Segundo Odival, as outras prefeituras da região terão também que contribuir com uma participação financeira para que a UPA funcione, porque o órgão funcionará como se fosse um hospital regional.
“A UPA não é só de Piripiri. É uma unidade regional que vai atender a vários municípios da região. Por óbvio, as outras cidades contempladas com o serviço terão também que bancar o funcionamento da Unidade, através de uma determinação do Ministério da Saúde.”
O prefeito acrescentou que essa pactuação será feita agora em fevereiro para que possa a UPA possa funcionar. “Quem vai determinar isso não sou eu. É o Ministério da Saúde”, finalizou o prefeito.