Prefeitura de Piripiri conquista o Selo UNICEF pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de Piripiri recebeu, na manhã desta terça-feira (03 de dezembro), em cerimônia realizada no Theresina Hall, o troféu referente à conquista do Selo UNICEF, em reconhecimento às ações implementadas no município entre os anos de 2021 e 2024, voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A premiação é fruto do trabalho conjunto das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

O evento foi promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Estado do Piauí, a Associação Piauiense dos Municípios (APPM) e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE). A cerimônia contou com a presença do governador Rafael Fonteles e outras autoridades.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro liderou a comitiva de Piripiri, que contou com a presença da secretária de Educação, Tânia Marilda Monteiro; o secretário de Saúde, Guilherme Lopes; o secretário de Assistência Social, Gustavo Sousa; o articulador do Selo UNICEF no município, Diógenes Benício; além das facilitadoras Manuela Fernandes (SESAM) e Lucidelva Gonçalves (SEDUC).

Entre 2021 e 2024, a cobertura da vacina tríplice viral D2 aumentou significativamente nos municípios piauienses certificados com o Selo UNICEF, passando de 64,9% para 81,6%, superando a média nacional. Além disso, 120 municípios do estado aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), do UNICEF, para acelerar a imunização das crianças.

Na área da educação, os resultados também foram positivos: 134 municípios do Piauí atingiram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE).

“Fomos um dos 94 municípios certificados entre 183 credenciados, e estamos aqui com muita honra. Estamos investindo corretamente, garantindo os direitos das crianças e adolescentes, vacinando e mantendo as crianças nas escolas”, afirmou a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

Tânia Marilda Monteiro, secretária de Educação, ressaltou a importância da conquista. “É uma honra estar aqui representando nossa cidade e estamos comprometidos com a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. Eles merecem a melhor educação”, disse.

Guilherme Lopes, secretário de Saúde, destacou a importância do reconhecimento. “Estamos felizes por fazer parte dessa comitiva, e esse reconhecimento é essencial. Fizemos muito pela saúde na nossa gestão”, afirmou.

Gustavo Souza, secretário de Assistência Social, também comentou sobre o resultado. “Este selo é fruto de um trabalho coletivo que deu certo. Foi uma ação intersetorial e o resultado é visível: a melhoria na vida das pessoas”, declarou.

Diógenes Benício, articulador do Selo UNICEF em Piripiri, relatou os desafios enfrentados. “Foi uma missão desafiadora, mas conseguimos. Foram muitas batalhas e o trabalho da gestão está dando frutos, com a conquista do selo. Só temos boas notícias”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *