Prefeitura de Piripiri inicia campanha contra o vírus HPV nas escolas

Foto Vacina HPVA Secretaria de Educação do Município de Piripiri, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Município, realiza através do programa Saúde na Escola, uma campanha para vacinar meninas contra o vírus HPV (Homo Papiloma Virus).

O HPV é o principal responsável pelo câncer no colo do útero em mulheres na idade reprodutiva. O objetivo é imunizar, nesta primeira etapa, todas as alunas na faixa etária dos 11 aos 13 anos. A vacinação será feita diretamente nas escolas, tanto nas da rede pública quanto nas da rede privada.

A coordenadoria do Saúde na Escola já enviou oficio para 80 escolas de Piripiri solicitando a relação de meninas matriculadas, dentro da faixa etária abrangida pelo programa, e até agora apenas 30 delas responderam ao chamado, informando o número de meninas matriculadas.

Isso se faz necessário para que seja solicitada à Secretaria de Saúde a quantidade de doses da vacina para realizar a cobertura plena dos vacinados. A campanha tem duração de um mês, inicia dia 10 de março e termina em 10 de abril.

O programa Saúde na Escola desenvolve ações para promover a saúde junto à população em idade escolar, inclusive no combate a verminoses. A coordenadora do programa, professora Bizé Silva, acredita que, a exemplo de outras doenças que com o uso da vacina têm diminuído bastante, a aplicação desta dose vai também minimizar ou até mesmo acabar com a incidência de câncer uterino.

“Todo mundo sabe que é um problema sério, que vem atingindo as mulheres do mundo todo, especialmente no Brasil. Então, precisamos, com urgência, que as escolas e as famílias se empenhem juntamente conosco para que tenhamos sucesso e para que nenhuma família no futuro perca uma pessoa vítima do câncer de colo do útero”, finaliza Bizé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *