Preso mata outro dentro de cela na Cadeia Pública de Altos, diz Sejus
Pavilhão e a cela onde o preso foi morto foram isolados após o crime.Um preso chamado Paulo Henrique de Sousa Vieira matou outro detento, identificado como João Batista da Silva Filho, em uma cela da Cadeia Pública de Altos, segundo a Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus). O assassinato foi registrado na sexta-feira (16).
O pavilhão e a cela onde o preso foi morto foram isolados após o crime. Equipes do Instituto de Medicina Legal (IML) e de investigação da Polícia Civil foram acionadas para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Em nota, a Sejus afirmou que a autoria do assassinato foi determinada após perícias e levantamentos feitos “pelas autoridades competentes”. “O detento foi autuado por homicídio e cumprirá mais essa pena no sistema prisional do Piauí”, informou o órgão no comunicado.
PI tem duas vezes mais presos que a capacidade
O Piauí tem, atualmente, duas vezes mais presos que a capacidade das unidades prisionais, segundo a 56ª Promotoria de Justiça, do Ministério Público estadual. Conforme os dados repassados ao g1, são 7.672 presos para 3.779 vagas, o que representa um excedente de 103%.
Especialistas afirmam que a superlotação pode contribuir para conflitos entre os detentos e que esses embates podem resultar em violência e até em mortes.
Para tentar diminuir o déficit de vagas, o Governo do Estado inaugurou, na terça-feira (13), a Penitenciária Bispo Sebastião Alves de Souza, em Buriti dos Lopes. A unidade penal contou com investimentos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e abre 307 novas vagas no sistema prisional piauiense.