Preso por estelionato é suspeito de aplicar golpes em mais de 10 mulheres grávidas em Parnaíba

Um homem foi preso suspeito de aplicar golpes em mais de 10 mulheres grávidas da cidade de Parnaíba, no Litoral do Piauí. De acordo com a investigação da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), o suspeito prometia agilizar o salário-maternidade das vítimas e desaparecia depois que as vítimas pagavam uma quantia em dinheiro pelo serviço.

De acordo com o delegado Rodrigo Luna, titular da Depatri, o suspeito procurava mulheres grávidas e afirmava que tinha ‘amigos’ servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que poderiam acelerar o processo para conseguir a liberação do salário-maternidade (um benefício destinado a pessoas que se afastam do trabalho por motivo de nascimento de filho).

O suspeito identificado como Francisco das Chagas dos Santos, conhecido como ‘Frank’, cobrava uma quantia em dinheiro para ‘agilizar’ o benefício, o que nunca acontecia. Segundo o delegado Rodrigo, a maioria das vítimas eram mulheres carentes e moravam em Parnaíba.

“Algumas pegaram emprestado o dinheiro para poder pagar ele. O suspeito conversava, inventava uma história, pedia cópia de documentos delas, dizia que seria R$ 1.800 o valor do salário e as pessoas caíam na história, pois na verdade não tinha nada”, contou o delegado Rodrigo.

Depois que as mulheres pagavam a taxa, ele deixava de atender à ligações ou responder mensagens enviadas pelas vítimas. O suspeito foi preso em sua casa, em Parnaíba. Ele foi autuado pelo crime de estelionato, que prevê pena de um a cinco anos. Segundo o delegado, as penas determinadas para cada caso podem ser somadas.

Durante a busca na casa do suspeito, os policiais encontraram diversos documentos de possíveis vítimas. “A investigação continua. Possivelmente há outras vítimas, não só as que foram na delegacia”, disse o delegado.              G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *